Mesmo com todas as precauções e medidas de segurança, as empresas estão passíveis de terem algum problema na infraestrutura de TI e por isso é muito importante montar um plano de recuperação de desastres para sua TI para minimizar os riscos e impactos.

Ter um plano de recuperação de desastres em TI eficaz é muito importante e significa estar preparado para situações como quedas de energia, roubo de informações, falhas de hardware e software, corrupções de dados, ataques cibernéticos, erros dos colaboradores, desastres naturais e mais.

O que é um plano de recuperação de desastres para a TI

O termo vem do inglês Disaster Recovery Plan (DRP). Ele tem como objetivo reduzir as consequências e os impactos de desastres, além de permitir a retomada das operações normais mais rapidamente e recuperar os dados e informações afetados.

Um bom plano de recuperação de desastres conta com a elaboração de ações bem planejadas, as quais devem ser executadas antes, durante e depois de um imprevisto.

O DRP é uma das principais ferramentas que as empresas têm para proteger a sua infraestrutura de TI e diminuir os impactos em caso de problemas.

Como montar um plano de recuperação de desastres

1 – Identifique quais são os maiores riscos

O primeiro passo para montar um plano de recuperação de desastres de TI é identificar quais riscos sua empresa está exposta. Sabendo dessas informações, é mais fácil traçar um plano e aumenta as chances desse plano ser assertivo.

2 – Crie uma política de continuidade para seu negócio

Saber como sua empresa pretende ter continuidade, independente do que aconteça, é muito importante. Seus colaboradores também precisam estar cientes dessa cultura, assim, saberão como agir se algum problema ocorrer.

3 – Faça um mapeamento dos sistemas e usuários

Liste todos os seus softwares, hardwares e os usuários que têm acesso à sua rede. Quanto mais dados melhor!

4 – Contrate especialistas 

Empresas que trabalham com gestão de TI têm a maior capacidade de elaborar e colocar em prática um plano de recuperação para desastres, além de terem experiência com os mais diversos tipos de problemas e falhas em sistemas.

5 – Conscientize os colaboradores sobre o plano de recuperação de desastres

Seus colaboradores precisam saber que existem riscos, como evitá-los e o que fazer caso aconteça alguma falha e o plano precise ser utilizado.

6 – Faça testes frequentes 

Testes devem ser feitos com regularidade para garantir que o plano de recuperação vai funcionar.

Backup

Backup é essencial para toda e qualquer empresa que dependa de seus dados e sistemas. Escolher uma solução de backup e estabelecer uma rotina de salvamento de dados é imprescindível no plano de recuperação de desastres.

Com as recentes ameaças de ransomware, uma política bem definida de backup se tornou crucial para a sobrevivência de uma empresa. Na INOVIT dispomos de profissionais qualificados ao processo de backup empresarial, com monitoramento 24x7x365, e alertas que ajudam nas ações proativas, aumentando a eficácia na rotina.

Precisa de ajuda para montar um plano de recuperação de desastres para sua TI? Entre em contato!

Deixe um comentário