A LGPD já está em vigor e existem 5 coisas que você precisa saber para sua empresa, veja quais são.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e vem mudando a forma de tratamento de dados pessoais no Brasil. Ainda existem empresários que não estão dando a devida importância à LGPD, mas se você tem uma empresa, tem algumas coisas que você precisa saber.

A Lei regulamenta a política de proteção de dados pessoais e estabelece novos marcos para como empresas e órgãos públicos devem tratar a privacidade e as informações de usuários e clientes.

Confira 5 coisas que você precisa saber para sua empresa:

1 – Os dados que sua empresa já tinha antes da Lei também precisam ser tratados

A LGPD entrou em vigor em setembro de 2020, mas isso não significa que sua empresa só precise tratar os dados coletados desde então. A Lei abrange também os dados que a empresa já possuía.

Faça um levantamento e analise todos esses dados. Contrate um DPO (Data Protection Officer) ou uma empresa especializada para te auxiliar pode ser o melhor caminho.

2 – Você precisa ter um plano para vazamento de dados

Por mais que o sistema da sua empresa seja seguro, falhas podem acontecer e ocorrer um vazamento de dados. Por isso, você precisa ter um plano. Uma boa forma de começar é implantar uma política de segurança da informação.

É obrigação da empresa notificar dentro de um prazo a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e o titular dos dados sobre o ocorrido. 

É imprescindível que sua empresa tenha um bom plano de backup.

3 – Seus clientes devem saber para qual finalidade os dados serão usados

Um dos principais objetivos da LGPD é a transparência na utilização dos dados dos usuários. Ou seja, você deve deixar claro para os seus clientes a finalidade do uso dos dados.

Dessa forma, além de estar adequado à Lei, sua empresa ganhará credibilidade e confiança.

4 – Sua empresa corre risco de falir se você não se adequar à Lei

As punições aplicadas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) ainda não estão em vigor, mas, se a sua empresa violar a LGPD de alguma forma ela pode ser alvo de processos jurídicos

Além das penalidades financeiras e jurídicas, não tratar os dados corretamente pode gerar uma má reputação no mercado e diminuir seu leque de clientes. 

As pessoas atualmente já se preocupam muito e têm consciência da importância dos seus dados. Os empresários também devem ter essa mentalidade e implantar essa visão na empresa.

5 – Existem diferentes tipos de dados

Existem dados pessoais e dados sensíveis e estes precisam de tratamentos distintos.

Os dados pessoais são informações que possam servir para identificar o usuário, como nome, endereço, e-mail, fotos, números de documentos, fotos de rosto, dentre outros.

Já os dados sensíveis vão além da identificação básica presente nos dados pessoais. Eles podem abordar itens como:

  • Religião
  • Orientação sexual
  • Etnia
  • condições de saúde 
  • Posicionamentos políticos

A LGPD restringe o uso das informações contidas nesta categoria e exige garantia de sua proteção.

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