As inovações tecnológicas são parte da nossa realidade; da universidade ao setor empresarial, é cada vez mais imperativo investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, o que pode se aplicar a todo tipo de finalidade.

No entanto, cresce cada vez mais o desenvolvimento de um nicho específico de tecnologia: a tecnologia social, voltada para provocar transformações positivas na vida de quem mais precisa delas.

Neste artigo, vamos entender o que é tecnologia social, seu papel e como ela está mudando – e mudará muito mais – a vida de milhões de pessoas para a melhor. Vamos lá!

Conceito

Embora esteja intrinsecamente ligado à própria história da tecnologia em si, o conceito de tecnologia social só foi claramente definido há aproximadamente duas décadas, por entidades que trabalhavam com o tema e o então nascente Instituto de Tecnologia Social (ITS).

Segundo o próprio ITS, a tecnologia social é qualquer “conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida”.

Ou seja: a tecnologia social é aquela que tem o objetivo primordial de transformar uma realidade social, ao contrário da tecnologia convencional, normalmente atrelada a processos que objetivam a geração de lucro.

Dimensões

O conceito de tecnologia social pode ser desdobrado em quatro dimensões fundamentais, que não apenas definem melhor o que é e o que compreende a tecnologia social, como balizam seu desenvolvimento.

A primeira dimensão é a do conhecimento, na qual a tecnologia social se pauta em partir de problemas sociais, ser feita de forma organizada e sistematizada e trazer inovação para comunidades.

Em seguida, há a dimensão de participação, cidadania e democracia: a tecnologia social adota metodologia participativa e democrática, enfatiza a cidadania e impulsiona sua disseminação no ambiente em que está inserida.

A terceira dimensão é a da educação: a tecnologia social realiza um processo pedagógico, desenvolvendo pontes entre saberes populares e científicos.

Por fim, há a dimensão da relevância social, visto que a tecnologia social sempre busca a eficácia na solução de problemas comunitários, é ambientalmente sustentável e visa a transformação da sociedade.

Aplicações

A tecnologia social tem uma série de aplicações possíveis: da segurança alimentar à inclusão de pessoas com deficiência, ela pode causar profundas transformações em diversos nichos sociais, áreas e segmentos.

Não se trata de tecnologias desconhecidas ou difíceis de imaginar; muitas vezes, a tecnologia social é algo essencialmente simples de ser implantado, justamente para facilitar sua implementação e replicação em meios com poucos recursos técnicos e financeiros.

Um bom exemplo de tecnologia social simples e facilmente reprodutível é o soro caseiro, que, feito com três ingredientes de fácil acesso, ajuda enormemente a prevenir desidratação e deficiências minerais em algumas situações, e vem sendo usado largamente há décadas no Brasil.

Aumentando um pouco o nível de complexidade, podemos citar também as cisternas de placas para regiões sem chuvas, cata-vento de PVC que gera energia eólica, técnicas de recuperação artesanal de nascentes de rios, entre outros.

Os temas possíveis para a tecnologia social são inúmeros: alimentação, educação, desenvolvimento local, agricultura familiar, economia solidária, igualdade e reparação social, moradia popular… em todos os espaços há lugar para o desenvolvimento de tecnologias sociais.

Em todos os lugares

Podendo contar com diferentes atores – empresas, cooperativas, associações civis, comunidades, poder público e instituições de ensino são alguns exemplos – , a tecnologia social atrai todo tipo de interessados.

É muito comum que as tecnologias sociais sejam objetivos de pesquisa e desenvolvimento de universidades, em projetos para apoiar comunidades e resolver problemas, mas a iniciativa privada também investe na área.

O investimento de empresas em tecnologias sociais representa não apenas uma contrapartida social, mas também um importante ganho de imagem e até mesmo uma forma de gerar novos negócios para as corporações, que se mantém cada vez mais atentas ao tema.

Comunidades de todos os tipos também têm se interessado em buscar parceiros para o desenvolvimento de tecnologias sociais, a fim de resolver problemas que enfrentam. Em suma, diversos atores contracenam no cenário da tecnologia social de maneira cada vez mais ativa.

Conclusão

Tendências em todo o mundo, as tecnologias sociais aliam benefícios para quem as desenvolvem e para as comunidades e setores nos quais são aplicadas, daí sua crescente popularidade.

Para as empresas, abre-se uma importante oportunidade de desenvolver negócios de maneira sustentável, rentável, beneficiando a sociedade e atraindo enormes ganhos de imagem; a tecnologia social é, portanto, um importante nicho a ser explorado no mundo contemporâneo dos negócios.

Deixe um comentário