As criptomoedas estão cada vez mais comuns: seja como meio de pagamento ou forma de investimento, tornaram-se uma febre. No entanto, essa onda só foi possível por conta de uma tecnologia que armazena todos os dados de carteiras e transações já realizadas: a Blockchain.

A Blockchain é uma tecnologia lançada em 2009 por Satoshi Nakamoto junto com o Bitcoin. Trata-se de uma base de dados descentralizada, compartilhada por diversos computadores.

Cria-se um índice público de informações, as quais são progressivamente armazenadas em grupos, ou “blocos”, os quais estão ligados entre si. Essa característica dá nome à tecnologia: Blockchain significa “cadeia de blocos”.

A Blockchain é descentralizada: os registros nela incluídos não dependem de controladores ou intermediários, permitindo transações diretas entre os usuários finais.

Isso ocorre porque não existe um “servidor central”; trata-se de uma rede peer-to-peer (P2P) na qual os computadores, ou “nós”, compartilham tarefas e arquivos em pares com iguais privilégios na rede. Assim, cada nó do sistema valida o trabalho do outro, o que permite uma rede estável, confiável e totalmente descentralizada.

Quando um novo registro é realizado, é propagado entre todos os nós da rede de forma encriptada e privada, sendo impossível rastrear quem a adicionou, apenas a sua validade. Todos os nós têm cópias de todos os dados, não havendo prejuízo se um nó deixa a rede; da mesma forma, se um novo nó entra na rede, ele imediatamente recebe cópias das informações dos demais.

Todos esses processos são regidos pelo chamado algoritmo de consenso, segundo o qual nenhum dado inserido pode ser apagado e cada nova inserção precisa ser acreditada por todos os nós da rede, garantindo a independência da Blockchain de controle de terceiros e a sua confiabilidade.

Vantagens

A Blockchain possui várias vantagens em relação a sistemas de dados tradicionais, as quais chamam a atenção de corporações e governos no mundo inteiro para seu uso em diferentes finalidades: a Blockchain pode armazenar qualquer tipo de informação, não apenas transações monetárias.

Uma importante vantagem é a eliminação do intermediário: transações são feitas diretamente entre as partes de forma segura, sem necessidade de terceiros. Isso gera empoderamento dos usuários, que estão no controle de todas as suas informações e operações.

Devido à descentralização da rede, a Blockchain não tem um ponto central de falha, tornando o sistema pouco suscetível a ataques hackers e a instabilidades individuais. Além disso, as transações são imutáveis, ou seja, após inseridas, não podem ser excluídas ou alteradas; tudo isso aumenta a confiabilidade do sistema.

Além disso, a Blockchain é transparente – todos os registros ficam publicamente visíveis – e possui rápido processamento: transações são concretizadas em minutos, independentemente do horário ou dia em que são solicitadas.

Desafios

Embora seja um sistema promissor, a Blockchain encontra uma série de desafios para sua implantação em outros nichos de mercado, como o fato de ser uma tecnologia nascente e precisar resolver questões relativas a limite de dados por transação, processo de verificação e outras que assegurem plenamente a estabilidade e funcionalidade do sistema.

Além disso, a implantação de uma Blockchain não é fácil: demanda altos custos e mudanças significativas de sistemas inteiros (ou mesmo sua substituição completa), além de consumir muita energia elétrica.

Por fim, há que se considerar a situação regulatória: como é uma aplicação descentralizada e encriptada, a Blockchain enfrenta grande resistência por parte de muitos governos e tem grandes desafios em todo o mundo para ser implantada de maneira legal.

Aplicações

Conforme mencionamos acima, a Blockchain tem uma infinidade de aplicações possíveis, que podem vir a tornar mais prático e seguro o desenvolvimento de diversas atividades. Vamos entender um pouco mais sobre isso!

A Blockchain pode ser aplicada, por exemplo, na área de logística, facilitando o controle da carga, a validação de sua procedência e a comunicação entre partes interessadas; no setor de propriedade intelectual, otimizando o armazenamento de registros e a venda de patentes, e assim por diante.

No setor de saúde, a possibilidade de descentralizar o armazenamento de prontuários e facilitar seu trânsito, sem prejudicar a privacidade dos pacientes, tem levado empresas como Philips, Google e IBM a trabalharem no desenvolvimento de soluções Blockchain nesse nicho.

Cartórios também podem se beneficiar com a Blockchain. Enquanto hoje as informações podem estar espalhadas de forma não sincronizada, com a Blockchain elas serão unificadas e acessíveis em tempo real. Há, porém, uma barreira: a capacidade de dados para qual a Blockchain foi projetada não comporta o imenso volume e variedade de informações produzido pelos cartórios.

Outras tendências de aplicação da Blockchain seriam a Sidechain, cuja função é intercambiar dados de uma Blockchain para outra, permitindo transações entre criptomoedas diferentes, por exemplo, e a BaaS (sigla em inglês para “Blockchain como serviço”), no qual empresas como Amazon, Huawei e Insolar desenvolvem aplicações personalizáveis baseadas em Blockchain para vender a terceiros.

Dados mais seguros

A Blockchain pode ajudar a construir uma nova Internet: as empresas deixariam de armazenar dados de usuários, podendo autenticá-los através da Blockchain. As empresas não teriam acesso direto aos dados do usuário, garantindo mais privacidade e também mais praticidade, visto que o usuário não precisaria ficar fornecendo dados a cada cadastro.

Uma Web pautada em Blockchain seria também mais segura e estável, visto que o fato de ser baseada num sistema descentralizado reduziria possibilidades de queda geral e ataques hackers.

A segurança de dados também se aplica ao setor público: informações sigilosas podem ser armazenadas via Blockchain, gerando maior segurança e estabilidade dos bancos de dados governamentais. No Brasil, a DATAPREV já desenvolve métodos de armazenamento de dados do CPF via Blockchain.

Um novo sistema bancário

As facilidades da Blockchain se aplicam também ao sistema financeiro, tendo o potencial de revolucionar totalmente as operações bancárias com operações mais rápidas e seguras.

A unificação da base de dados do usuário na Blockchain não apenas tornaria os seus dados mais seguros e rapidamente verificáveis pelos bancos, como também permitiria transações simplificadas envolvendo usuários que não possuem conta bancária, por exemplo.

Transações bancárias poderiam ser realizadas com muito mais rapidez e em qualquer horário: liquidações de títulos e transferências entre diferentes bancos poderiam ser resolvidas em poucos minutos, em qualquer dia e hora, não dependendo de horário comercial nem burocracia exagerada.

De olho nessas possibilidades, grandes bancos como Santander, Citibank e BBVA, bem como alguns bancos brasileiros, têm investido em pesquisa e desenvolvimento para criar sistemas Blockchain bancários robustos e seguros.

Conclusão

Com inúmeras aplicações possíveis, a Blockchain, mesmo enfrentando grandes desafios, vem revolucionando totalmente a forma que vemos o tratamento e armazenamento de dados na Internet.

A Blockchain já provou que é possível transmitir dados de forma mais rápida e prática, armazená-los de forma mais segura, e tudo através de um sistema mais estável em relação aos bancos de dados e sistemas atuais.

Resta-nos ficarmos atentos a essa revolução e aproveitarmos as inúmeras facilidades que a Blockchain trará para as nossas vidas!

Deixe um comentário