Um dos maiores adventos tecnológicos da década, a rede 5G tem sido um tema cada vez mais aquecido em todo o mundo, à medida que se aproxima sua implantação comercial. Já no ano que vem, veremos muitos países implantando conexões 5G e revolucionando a tecnologia mundial.

Mas por quê? Afinal, qual a razão de tanto se acreditar num salto tecnológico global sem precedentes com o 5G, se, com o 4G e as tecnologias anteriores isso não aconteceu?

É o que procuraremos entender neste artigo. Vamos explicar o que é o 5G, como está sendo implantado e quais as perspectivas de futuro com a globalização dessa nova tecnologia.

Vamos lá!

Um avanço exponencial

Mais do que um simples aumento de velocidade, a rede 5G provocará um salto exponencial de desempenho. Em testes preliminares sobre a taxa de download, houve resultados de até 20 GB por segundo, o que tornará várias tarefas basicamente instantâneas.

Os índices de latência, que é o tempo que um pacote de dados leva para ir de um emissor a um receptor, também darão um grande salto de qualidade. Hoje, em conexões velozes a cabo, é comum perceber latência de 15, 20 ou 25 milissegundos. Com o 5G, acredita-se que será possível ter latência padrão de apenas 1 milissegundo.

A combinação desses avanços permitirá um uso mais seguro e massivo de tecnologias como cirurgias à distância e desenvolvimento de carros inteiramente autônomos, além de abrir uma série de novas possibilidades de uso da Internet, como veremos a seguir.

De casas inteligentes a megaeventos

Outro grande avanço da rede 5G é a possibilidade de conectar muito mais dispositivos simultaneamente do que qualquer wi-fi ou 4G hoje utilizado.

Estima-se que o 5G possa suportar mais de 1 milhão de dispositivos simultaneamente conectados por quilômetro quadrado, embora, para tal, provavelmente vá necessitar de pequenas antenas espalhadas pela área.

Esse avanço permitirá ao 5G garantir conexões limpas e seguras em megaeventos, facilitando a vida do público e o trabalho de organizadores e imprensa, abrindo novos caminhos para transmissões ao vivo via Internet. Já em 2020, podemos ter o primeiro exemplo disso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, caso o Japão consiga implantar a tecnologia a tempo.

Além disso, a possibilidade de conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo com velocidade e estabilidade abrirá de vez as portas para a chamada “Internet das coisas”, ou seja, objetos, móveis e eletrodomésticos com funções ativadas pela Internet.

Assim, a rede 5G permitirá casas inteligentes, não apenas com cafeteiras, geladeiras e todo tipo de objeto conectado à Internet, como também com sistemas de detecção de falhas, gerenciamento desses dispositivos e interação com os moradores em tempo real.

Escalável e eficiente

A rede 5G será a primeira pensada para a otimização do consumo de energia elétrica e dados. Na Internet das coisas, por exemplo, os dispositivos conectados ao 5G utilizarão apenas o necessário de energia, otimizando seu consumo.

Além disso, a economia se estende também à bateria de smartphones e tablets: a tecnologia 5G não funciona o tempo todo, deixando o aparelho operar em 4G até que se inicie uma tarefa que exija uma conexão mais poderosa, gerando, assim, uma racionalização do consumo da bateria pela rede móvel de Internet.

Revolução em curso

A implantação da rede 5G já é uma realidade em curso. Além dos diversos testes feitos em diferentes lugares do mundo, liderados por Huawei, Ericsson e Nokia – que possivelmente serão as principais detentoras do 5G comercial num primeiro momento –, fabricantes de eletrônicos já se adaptam à nova realidade.

Empresas como Samsung, Xiaomi e Motorola já começaram a adaptar seus equipamentos para a rede 5G. Na Internet das coisas, a Intel já assume posição de liderança ao desenvolver chips específicos para esse uso e também alinhados à tecnologia 5G.

No Brasil, a ANATEL ainda define com clareza os parâmetros da implantação do 5G, a fim de que o serviço possa enfim ser licitado. Acredita-se que a licitação ocorra no segundo semestre de 2020.

Mesmo com a implantação do 5G iminente em todo o globo, o 4G seguirá, a princípio, como a principal rede de comunicação. O 5G depende da atualização de uma série de equipamentos e da instalação de muitas antenas para massificar e estabilizar a sua cobertura. Assim, a implantação do 5G será um processo gradual.

Conclusão

Representando talvez o maior salto tecnológico da história da Internet, a rede 5G se transforma cada vez mais em realidade. Sua implantação comercial, já muito próxima, melhorará enormemente nossa experiência com a Internet e permitirá o desenvolvimento de diversas outras tecnologias.

A longo prazo, o 5G será peça fundamental num mundo inteiramente automatizado, com veículos autônomos, casas, prédios e até cidades inteligentes, com inúmeros dispositivos interagindo entre si de forma quase instantânea e totalmente funcional.

O 5G é uma revolução em andamento. Resta a nós nos adaptarmos e aproveitarmos seus benefícios!

Deixe um comentário