INOVIT implanta sistema livre em toda rede acadêmica do colégio Oficina.

Localizado no bairro da Pituba e com 25 anos de tradição, o Colégio Oficina está obtendo vários benefícios com a utilização do ambiente Linux na sua rede acadêmica. A INOVIT, responsável pela TI do Colégio, foi também a responsável pela implantação do sistema Linux Ubuntu. Optou por esse sistema por quatro importantes características: segurança, estabilidade, custo zero no licenciamento e performance. De acordo com Jedson Souza Cruz, analista de suporte da INOVIT responsável pelo cliente, esses benefícios vêm sendo comprovados desde a instalação do sistema.

Atualmente a rede da instituição conta com oito servidores que administram mais de 100 estações de trabalho. Um dos servidores Linux, gerencia toda a rede acadêmica, que são as salas de aula, biblioteca e o laboratório de robótica. Entre os sistemas que rodam na rede acadêmica, um programa personalizado para o Oficina com recursos específicos para a área da Educação, utilizado também, no gerenciamento do acervo de livros da biblioteca.

Para a INOVIT, a possibilidade de prover opções no uso da tecnologia, garantindo mais segurança, reduzindo custos e aumentado a capacidade operacional, é um dos grandes valores que a empresa pode dar a seus clientes.

Na prática, além da economia gerada em função da natureza gratuita dos sistemas Linux, mesmo com a grande utilização de pen drives por parte dos professores e alunos nas as atividades acadêmicas, o Colégio apresenta uma taxa consideravelmente menor de computadores com problemas por infecção de vírus. Isso representa menos computadores em manutenção, menor número de equipamentos de backup e usuários mais satisfeitos.

A mudança de mentalidade e de cultura das pessoas não é fácil, uma vez que o sistema Windows está radicado nos hábitos e na rotina dos usuários. Por isso, qualquer empresa que opte pela utilização do Linux, precisa passar por uma fase de quebra de paradigmas, antes de colher os frutos dessa opção. Para isso, é necessário ver o usuário como peça principal desse processo. No caso das escolas, é fundamental que o professor esteja familiarizado com o sistema e, para isso, pode-se disponibilizar uma ou mais máquinas com o sistema Linux na sala dos professores. Dessa forma, é possível desenvolver, também, um trabalho de incentivo da utilização do software livre entre o corpo docente.

Escolhemos o Ubuntu por ser a distribuição Linux mais popular, e com maior compatibilidade dos dispositivos educacionais utilizados no Colégio Oficina, como a lousa eletrônica.

Se quiser mais detalhe nos mande um e-mail no contato@inovit.com.br.

Deixe um comentário