Quando temos o aumento da valorização da TI nas empresas, é natural que cresçam, junto com isso, o número de ameaças no meio digital. As Políticas de Segurança da Informação (PSI) servem para planejar a forma como uma empresa lida com aquilo que produz ou contém informações de valor. Desta forma, as políticas de segurança estão aí para evitar que o negócio seja afetado por ameaças e eliminar vulnerabilidades.

Ao não tomarmos os cuidados necessários e ignorarmos a importância dessas políticas, a empresa pode ter perda de dados, além de não conseguir acesso aos seus serviços mais importantes e não conseguir atender as demandas dos seus cliente. O roubo de informações de terceiros acaba também prejudicando a credibilidade do negócio no mercado e sua empresa pode perder parceiros comerciais.

Como elaborar a sua Política de Segurança da Informação

Para começar a elaborar a Política de Segurança da Informação, existem três passos importantes a serem seguidos. O primeiro é o diagnóstico da segurança da informação, onde se hierarquiza os ativos da corporação e os prioriza nas políticas, de acordo com o impacto que o negócio teria se algo acontecesse com o sistema. É preciso também avaliar quais são as ameaças e vulnerabilidades de cada um dos ativos. Cabe ao técnicos da área de TI identificar como cada sistema pode ser utilizado com porta de ataques digitais.

Depois disso, segue-se para a própria elaboração da PSI. Uma boa Política de Segurança da Informação deve ser elaborada por uma equipe que consiga realizar processos como políticas de backup e de uso de senha, definição das políticas de atualização de softwares e os diferentes graus de acesso à informação de diferentes profissionais e times. Feitas estas medidas, já pode-se implementar a política.

Implementação da PSI

A etapa da implementação requer que os funcionários aprendam a trabalhar dentro dela. Neste momento, todos os profissionais precisam estar cientes da necessidade de ter uma rotina baseada em boa práticas de segurança, e para isso a empresa pode fazer palestras e treinamentos. Muitos dos ataques podem ser eliminados não com as soluções de segurança em si, mas com a capacidade de cada profissional de identificar conteúdos maliciosos.

Quer saber mais sobre Políticas de Segurança da Informação? Tem interesse em melhorar essa área da sua empresa? Entre em contato com a InovIT para saber como podemos lhe ajudar!

E-mail: contato@inovit.com.br

(71) 3497-0085

Deixe um comentário