Já parou para analisar a qualidade de vida no trabalho dos seus funcionários? E o quanto isto pode estar ligado ao nível de relacionamento entre eles? Aqui na INOVIT, como gestor, tenho esta preocupação.

 Como um ponto relevante para as Estratégias de Gestão de Pessoas, cuidar da qualidade de vida no trabalho está ganhando uma expressão cada vez mais acentuada no ambiente  empresarial brasileiro. Este crescimento se dá uma vez que este fator contribui diretamente para aumentar a produtividade, ou como fermentador da competitividade positiva e, na motivação para atendimento as exigências dos clientes.

Em conversa com colaboradores, entendemos o quão  importante, e interessante, é o projeto. Pois ele viabiliza a oportunidade dos mesmos conhecerem seus  colegas um pouco mais, suas trajetórias de vida, as motivações para trabalhar na área de TI, além de aumentar o contato entre eles, principalmente com os funcionários alocados, que não estão tão envolvidos no dia a dia da sede da INOVIT. É uma oportunidade para aproximá-los, independente de seus setores e atividades rotineiras.

Conte sua história, vem sendo uma ótima experiência aqui na INOVIT.

Nas reuniões mensais que temos na INOVIT, decidi incluir na pauta o projeto “Conte Sua História“: onde escolhemos 4 colaboradores por reunião, dando a cada um 15 minutos, para falarem um pouco sobre sua história de vida, trajetória e sonhos. Sem exigir roteiros, a liberdade é primordial para que os tímidos possam conduzir da forma que lhes convém. Podem exibir fotos, vídeos, slides ou apenas a fala. Meu objetivo é aproximar a equipe, pois falar um pouco da nossa vida acaba criando um laço afetivo para quem nos ouve.

Como resultado, temos muitas gratas surpresas, e o objetivo vem sendo alcançado. Cada história tem seu ponto marcante e emocionante, e nos traz grandes aprendizados, nos apresenta grandes heróis, muitas vezes uma mãe, um pai, um irmã, e até mesmo o próprio colaborador.

Dentre as coisas em comum entre os contadores de histórias, destacaria a força e união das suas famílias, a preocupação dos seus pais em lhes darem uma boa educação, e importantes valores.

Tivemos um caso em que a mãe separou-se no primeiro mês de gravidez, e decidiu levantar, sozinha, um barraco, para ali criar seu filho sozinho (neste caso temos 1 herói e 1 heroína), esse colaborador é uma pessoa sempre muito sorridente e bem humorado, e de grande índole.

Outra história que nos trouxe muito aprendizado, foi a de uma criança de 5 anos, negra, que sofreu preconceito na escola, e que teve em seu pai (homem firme e seguro de si) uma figura que levantava sempre a sua auto estima, fazendo-o superar, sem traumas, esse ato desprezível e lamentável; essa criança, hoje se tornou uma pessoa de bons princípios morais, e que vem se destacando em sua atividade profissional.

O projeto vem sendo a grande atração das reuniões mensais, conquistando a atenção de todos e sempre trazendo ganhos reais com essas belas histórias.

Além de todo o aprendizado que tenho com cada um, sinto que a ideia deste projeto foi muito além de apenas aproximar pessoas, contribuindo para o crescimento individual e motivação pessoal.

Eu, por exemplo, a cada nova história me encontro mais inspirado em não me encostar em desculpas para prosseguir meu caminho e atingir meus objetivos de vida.

Deixe um comentário