Devemos nos atentar aos cuidados com a segurança dos dados em home office, e agora ainda mais.

Você pode estar trabalhando em casa e não estar se atentando aos cuidados com a segurança dos dados em home office. Por isso, vamos trazer alguns fatos que você deve prestar atenção para não se prejudicar pela falta de segurança virtual.

Política de senhas

É importante alterar as senhas pessoais e para cada uma delas uma nova senha. Nada de repetição! Procure evitar senhas óbvias como datas de aniversário e sequências numéricas.

Em 2019, um estudo realizado pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC), revelou que 23 milhões de contas foram vítimas de ataques pois utilizavam a senha “123456”.

Por isso vale a pena redefinir todas as senhas que você tem no computador ou dispositivos móveis, principalmente se você deixar tudo salvo.

Invista em um bom antivirus 

É comum utilizarmos antivírus gratuitamente, mas eles não oferecem total proteção e você deve dar importância a isso, principalmente se você utiliza dispositivos para acessos pessoais e profissionais.

Utilizar um antivírus pago, garante um pacote de segurança que é extremamente necessário para o acesso online e até offline.

Configure o roteador

Esse é um ponto muito importante para manter a segurança dos dados. 80% das violações por cibercriminosos estão relacionadas às credenciais roubadas e utilizadas. Logo, se você utiliza uma rede wi-fi doméstica, naturalmente você está mais vulnerável.

Para garantir a segurança, é importante configurar o roteador inserindo senhas fortes. As empresas devem se atentar a isso muito antes de implementar o trabalho remoto.

Utilize uma boa VPN

A Rede Virtual Privada (VPN) é uma das melhores formas de proteger os dados durante o trabalho remoto. Ela cria uma proteção entre o computador e o servidor da empresa, bloqueando possíveis ameaças.

Existem sim opções gratuitas para a VPN, mas em se tratando de segurança de dados pessoais e empresariais, é sempre bom considerar um plano pago.

Backup em nuvem

Quer evitar a perda de arquivos? Invista em um bom backup em nuvem. Há ferramentas diversas e seguras que disponibilizam espaços gratuitamente, como o Google Drive e o OneDrive, então não há desculpas para evitar riscos

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