“Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.”  (Dave Weinbaum), esta é a frase que pode resumir o caminho para a ascensão profissional. Crescer na profissão que você quer/gosta, e ter aquela promoção de cargo no trabalho, por exemplo,  são desejos comuns da maior parte das pessoas. Vou tentar lhe ajudar neste propósito pessoal.

Fui funcionário por 12 anos em uma mesma empresa, onde iniciei como digitador e saí como gerente de suporte, e hoje tenho quase 8 anos como empresário, com esta bagagem, gostaria de compartilhar o que entendo ser os melhores caminhos e comportamentos a serem seguidos para se obter o sucesso profissional.

 1 – Empenhado em aprender!

Pergunte sem medo e observe o máximo possível à sua volta. O melhor funcionário muitas vezes pode não é o que sabe tudo mas o que está disposto a aprender. Por isso, sempre valorize cursos, treinamentos, congressos, pensando sempre nos conhecimentos que são realmente relevantes para a sua profissão, agora ou no futuro. Não pense que relevante é apenas o conhecimento do dia a dia, mas o que pode ser um diferencial, como, por exemplo, aprender uma segunda língua ou fazer um curso de atendimento. Não dispense comentários e conselhos dos mais experientes, saber ouvir é parte importante do processo de aprendizado. Procure se manter sempre atualizado.

 2 – Quem não se comunica, se trumbica!

A comunicação é extremamente importante para as relações interpessoais com colegas e com clientes, é o que torna o seus dias mais agradáveis e o que facilita o cumprimento de suas tarefas diárias. Se comunicar bem significa conseguir o melhor caminho para criar uma boa relação com todos, sendo ainda um fator extremamente importante e crucial, principalmente para aqueles que buscam cargos de gestão, ou que lidem diretamente com o público. Procure estar à vontade no seu ambiente de trabalho, fazendo amizade com os seus colegas. Não tenha medo de se oferecer para trabalhos ou dar sua opinião. A iniciativa e a pró-atividade são bem vistas e valorizadas por quem chefia e por quem contrata.

 3 – Feedback

Esse ponto é de uma relevância extrema, sendo um diferencial na credibilidade e respeito que seus colegas de trabalho e cliente desejam  e esperam. Alguns exemplos:

Para com a empresa

  • Se tiver algum compromisso pessoal que só pode ser realizado no horário de expediente, pergunte ao seu superior, com alguns dias de antecedência, se é possível a liberação. A empresa se programa e paga para ter você todos os dias úteis, e uma ausência sem a devida liberação/negociação pode transmitir um sentimento de descomprometimento e afetar negativamente os serviços oferecidos aos clientes.

Para com o cliente

  • Dê retorno sempre que realizar um atendimento: Se negativo,  com um prazo para conclusão, e se positivo com a solução encontrada. Por mais que o cliente não tenha conhecimento técnico, ele vai sentir segurança ao ouvir como você resolveu o caso.

Para com o colega:

  • Se você trabalha em equipe e por algum motivo vai chegar atrasado ao trabalho ou a um compromisso, informe antecipadamente aos seus amigos, é importante eles sentirem que você está comprometido com o trabalho, e que sua ausência acaba afetando o desempenho de toda equipe. Isso demostra respeito.

Em compromissos/ reuniões:

  • Ser pontual é algo raro, mas que faz uma diferença incrível. As pessoas estão cada mais ocupadas, e seu atraso pode prejudicar a agenda dos demais envolvidos. Sempre que sentir que vai se atrasar, informe a todos envolvidos com um tempo considerável de antecedência.

4 – Parte da tripulação, parte do navio!

É imprescindível para o bom andamento da empresa, que seus colaboradores tenham uma visão ampla do negócio, o que pressupõe uma atuação voltada para as necessidades dos clientes, que consequentemente estará voltado também para a empresa. Ficar alheio a estas necessidades só atrapalha e impede os profissionais de deslanchar na carreira. Prestar atenção apenas no próximo salário é uma postura imediatista, que contribui para a alta rotatividade, não completar ciclos nas empresas pode resultar em problemas nas próximas entrevistas de emprego, pois há uma certa resistência por parte das empresas na hora de contratar profissionais que mudam muito de emprego, podendo haver mais tolerância a depender das áreas e cargos.

 É também realmente importante entender que o crescimento profissional depende de vontade, e de empenho e que tudo isto leva tempo para gerar frutos, e que às vezes, alcançar patamares mais altos na sua profissão não depende apenas de você, mas também de outros fatores.

5 – A empresa é seu aliado e não um inimigo!

Queixar-se rotineiramente da suas insatisfações dentro da empresa é um grande erro, que além de contaminar seus colegas de trabalho, vai lhe criar uma imagem negativa. Se tiver alguma insatisfação a melhor coisa a fazer é ter uma conversa com seu superior, procurando resolver suas dores, e identificar se a empresa pode lhe trazer, um dia, os benefícios que você espera. A vida de uma empresa não é fácil, muito custos, responsabilidade, e problemas diários a serem resolvidos, ela precisa muito de aliados, e seus colaboradores são a força que ela espera ter. Lembre também que emprego não é algo que se encontra a cada esquina, e que se você foi contratado muitas outras pessoas deixaram de ser. Uma boa conversa é a melhor solução para trazer a felicidade e tranquilidade para ambas as partas.

 6 – Valorize seu trabalho, trabalhe como fosse dono!

Dê valor ao seu emprego, tenha apreço à empresa e colegas de trabalho, esteja no barco para remar e não para atrapalhar a navegação.

Entender que sua atividade afeta diretamente no negócio da empresa, e que por isso você precisa trabalhar sempre com 100% de afinco, é o comportamento básico para se obter ótimos resultados. Olhe o negócio como se ele fosse seu, quando for realizar uma atividade imagine que o cliente e a empresa depende de você para ter sucesso e satisfação.

Espero que tenha conseguido lhe ajudar um pouco, o meu objetivo sempre será criar um mundo melhor para todos, e por isso achei importante compartilhar um pouco da minha experiência nesses 22 anos de atividades profissionais.

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