A pandemia da COVID-19 popularizou e alavancou o regime de trabalho remoto, também chamado de Home Office. Essa forma de trabalho tem muitas vantagens, mas é importante estar atento a como manter a excelência de TI mesmo em Home Office.

Muitas empresas aderiram ao Home Office e atualmente já consideram a possibilidade de manter esse regime mesmo depois da pandemia. Além de focar nos benefícios, é preciso tomar muitos cuidados e adotar algumas práticas para evitar problemas, uma vez queque as políticas de segurança da informação que existiam dentro da rede das empresas precisaria ser multiplicadas para as casas dos seus colaboradores, e como sabemos, o ambiente doméstico utiliza seus recursode de TI de forma doméstica, amadora, gerando assim muitos riscos aos dados da empresa.

O uso da tecnologia, aliada a uma mudança na cultura e conscientização da segurança da informação, possibilitam que essa nova realidade possa ser muito bem aproveitada. Uma infraestrutura de TI pode ajudar muito a sua empresa nesse momento.

Segurança da informação

segurança da informação e a garantia de que os dados da sua empresa estarão seguros mesmo em Home Office deve ser uma das maiores preocupações. É preciso adotar algumas medidas para isso.

Algumas práticas são bem simples, como estabelecer uma rotina de backups e a utilização de senhas fortes. Além disso, é importante a atualização de sistemas e aplicativos, e que todos os profissionais estejam conectados a uma rede segura.

VPN

É muito importante o uso da VPN pois ela permite que o colaborador consiga acessar o ambiente empresarial remotamente e de forma segura. Seu uso é essencial para ajudar a garantir que dados e informações não sejam interceptados por terceiros.

Vídeo chamadas

Para manter a excelência de TI mesmo em Home Office, é importante utilizar plataformas de vídeo chamadas adequadas para reuniões. Isso serve tanto para garantir uma boa experiência com a reunião, sem bugs ou delays, quanto para garantir que sua reunião não será alvo de uma invasão hacker.

Compartilhamento na nuvem

Para que toda a equipe tenha acesso a todos os arquivos, é essencial apostar em uma solução adequada de compartilhamento na nuvem. Porém, é importante estar atento à segurança da informação nesse quesito.

Fique atento aos meios de compartilhamento utilizados pela sua empresa e evite salvar suas senhas em todos os seus dispositivos. Tenha cautela também ao acessar uma rede Wi-Fi diferente.

Conscientização

Tão importante quanto equipamentos e redes, a conscientização dos funcionários é fundamental para manter a excelência de TI em Home Office.

cultura da segurança da informação nas empresas tem evoluído muito nestes últimos anos e a conscientização dos colaboradores sobre a importância dos cuidados com a segurança de dados é fundamental, principalmente no Home Office.

Softwares para ajudar na produtividade

Manter a equipe engajada e produtiva pode ser um desafio no Home Office. Para ajudar nesse quesito, você pode adotar o uso de programas que ajudem a manter e rastrear a produtividade, como o Slack, Asana e Timeeye.

Precisa de uma estrutura de TI para o Home Office da sua empresa? Nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário