A transformação digital está fazendo com que, cada vez mais, as empresas tenham que se adaptar às novas tecnologias e aos riscos que estas trazem. As ameaças de hackers crescem exponencialmente, por isso a importância do antivírus para ajudar a proteger sua empresa.

Importância do antivírus

A função do antivírus é barrar a entrada de vírus e hackers, que são responsáveis pelos ataques cibernéticos e roubo de dados. Um antivírus completo irá escanear os arquivos baixados, identificar tentativas de ataques, proteger e bloquear o acesso de sites trojans e spywares.

Alguns dos principais benefícios de ter um bom antivírus na sua empresa são:

  • Menor chance de vazamento de dados;
  • Evita lentidão nas máquinas e sistemas causada por vírus;
  • Controle de acessos suspeitos;
  • Gestão integrada de todos os computadores da empresa.

Problemas causados por vírus

As ameaças virtuais vêm de vários lugares: e-mails, websites suspeitos, pendrives e até mesmo de programas baixados ilegalmente, que muitas vezes trazem consigo malwares, worms, rootkits ou até mesmo os chamados cavalos de tróia, que deixam o sistema da empresa totalmente vulnerável. 

Quando os computadores corporativos são infectados, isso causa uma grande lentidão da rede, o que diminui a produtividade dos funcionários e abre brechas para o vazamento de informações confidenciais.

Ameaças cibernéticas

As ameaças cibernéticas se modificam diariamente à medida que os hackers inventam novas formas de tentar invadir sistemas. Algumas das principais ameaças virtuais são:

  • Phishing: tentativa de roubo de informações através de cliques em links enviados por email ou propagandas falsas em sites.
  • Malwares: geralmente, são arquivos executáveis que são abertos pelo usuário, como parte de um programa infectado.
  • Ransomwares: praticamente indetectável sem antivírus, faz um sequestro virtual de todos os dados importantes do computador e cobram um alto valor para recuperá-los.
  • Ataques SSL: estabelecem uma conexão falsa para roubar dados e informações.
  • DDoS: sobrecarrega os servidores com requisições para que eles fiquem fora do ar.
  • Apps falsos de celular: aplicações maliciosas, principalmente para Android, que tomam o controle dos dados no seu celular. Instale sempre apenas apps originais e observe os comentários dos usuários, na sessão de avaliações.

Segurança da informação

As soluções de antivírus são de extrema importância, mas não são as únicas medidas conhecidas, para proteger seus dados. 

Firewalls, filtros e controles de acesso à sites, políticas de segurança da informação e treinamentos são algumas das medidas tomadas pela empresa para proteger seus dados e evitar que algo de valor seja acessado por pessoas sem autorização.

Deixar o sistema desprotegido expõe sua empresa à um grande risco de ter eventuais problemas. Ter um bom antivírus é essencial para a proteção dos dados da empresa, e seu uso deve ser algo indispensável para o seu negócio.

Precisa manter os dados da sua empresa seguros? Nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário