Um dos principais conceitos do mundo corporativo, o Business Intelligence (BI), ou simplesmente inteligência empresarial, se tornou elemento estratégico necessário a empresas de todos os tamanhos.

Extremamente útil na captação, análise, cruzamento e interpretação de dados, o BI ajuda as empresas a compreenderem melhor os seus sistemas e processos, identificando falhas e oportunidades e otimizando recursos.

Vamos entender melhor o que é o BI, como surgiu e como implantar essa importante estratégia na sua empresa!

Como funciona

O Business Intelligence é um conjunto de metodologias, processos e tecnologias voltado para a coleta e análise de dados corporativos com alto nível de complexidade, extraindo informações valiosas à gestão das organizações.

O BI coleta dados em grande escala e cruza informações, interpretando os dados de maneira avançada e, como sugere seu próprio nome, inteligente. É capaz de extrair conclusões que não seriam obtidas caso os dados fossem avaliados de maneira separada ou descontextualizada.

As áreas abrangidas pelo BI são inúmeras: jornada de compra do cliente, hábitos de consumo dos públicos-alvo, processos operacionais e gerenciais da corporação, entre muitas outras.

Através do Business Intelligence, é possível subsidiar desenvolvimento e lançamento de produtos, identificar falhas em processos e normas, detectar oportunidades de negócio, monitorar resultados e modelar cenários, entre outras possibilidades.

Trajetória do Business Intelligence

Embora o uso de informações com inteligência para otimizar os negócios seja feito desde a antiguidade, o BI como o conhecemos começou a se formar ainda nos anos 70, com os avanços da tecnologia e o surgimento de novas formas de armazenar dados, como o DASD (Direct Access Storage Device).

Nos anos 80, o Gartner Group, instituto de pesquisa e análise do setor de TI, sistematizou classificações para coleta e tratamento de dados sobre atividades gerenciais das empresas, facilitando a tomada de decisões.

Nesse contexto é que surge de fato o Business Intelligence, que, desde então, ganha cada vez mais refinamento, tornando-se um valioso aliado na análise de informações, modelagem de cenários e tomada de ação pelas empresas.

Elementos do BI

O Business Intelligence está calcado em alguns pilares básicos: extração/captação de dados, seu armazenamento adequado e recursos para a análise cruzada desses dados de forma global e minuciosa.

Esses pilares estão diretamente ligados às três grandes fases de um processo de BI, que são a coleta de dados, a análise e a ação.

Inicialmente, o BI é responsável por coletar os dados, que precisam ser completos, e, sobretudo, confiáveis. As maneiras de obter tais dados variam, indo de instrumentos de controle interno a pesquisas de mercado e algoritmos de computação.

Em seguida, vem a fase da análise, que é a interpretação correta e detalhada dos dados, com foco em resultados específicos: seja o desenvolvimento de um produto à otimização de um procedimento interno, o BI precisa ter objetivos claros que norteiem adequadamente a análise dos dados.

Uma vez tidas as conclusões da análise, o BI irá trabalhar na tomada de ação: descobertas as falhas de um processo, o comportamento do consumidor ou qualquer outro dado que se propôs saber no início, o que fazer? De que forma corrigir falhas, aproveitar oportunidades e transformar os dados obtidos e analisados em ação real, benéfica à organização?

Concluídas essas três etapas com sucesso, o BI terá fornecido à organização em questão uma valiosa ajuda, tomando decisões acertadas e otimizando recursos.

Business Intelligence e Big Data

Quando falamos em captação e tratamento de dados em grande escala, pode surgir uma dúvida sobre o Big Data. O que há de interseção entre ele e o BI? Seriam a mesma coisa?

Big Data e BI não são a mesma coisa, porém trabalham juntos, de forma complementar: enquanto que o Big Data é a área responsável pela captação massiva de dados em enorme escala, o BI é a quem cabe seu processamento.

Em suma, o Big Data fornece insumos para o trabalho do Business Intelligence: os dados. É importante lembrar que, ao falarmos em Big Data, trata-se não de pequenas amostras, mas de dados obtidos de forma massificada a partir de imensas amostras, sempre com auxílio de sistemas e softwares.

Conclusão

Cada vez mais comum em organizações de todos os tamanhos, o Business Intelligence se tornou não apenas um amigo das empresas, mas um elemento primordial para a sua adaptação ao mundo corporativo contemporâneo.

A possibilidade de descobrir, de maneira confiável e otimizada, falhas administrativas ou operacionais, oportunidades de negócio, compreender públicos de interesse e muitos outros resultados relevantes tornou-se fundamental para qualquer empresa. Sendo assim, o Business Intelligence se constitui como um investimento, mais do que útil, necessário; deve, no entanto, ser feito de forma planejada e com os recursos humanos e tecnológicos adequados, a fim de que chegue aos resultados que propõe.

Deixe um comentário