A informação é um dos principais patrimônios de uma empresa, sendo um ativo muito importante para qualquer instituição, pois representa seu ponto de vista ou maneiras de ação. Dito isso, é importante que sua segurança seja realizada de maneira completa, permitindo que o seu fluxo aconteça de forma direta e sem ruídos. As Políticas de Segurança da Informação (PSI) são medidas tomadas pelas organizações que visam proteger seus dados, evitando que algo de valor seja acessado por pessoas sem autorização. Elas são normalmente resumidas em um documento que deve servir de base para consulta e aplicação em todas as áreas da instituição.

Todo sistema de segurança da informação baseia-se em três princípios básicos: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Confidencialidade é a garantia de que a informação só é acessível por pessoas autorizadas a tal. Integridade é garantir que a informação permaneça sem modificações ou sofra alterações sem autorização. Por fim, disponibilidade é a garantia que as informações estarão acessíveis aos autorizadas a tal. Resumindo, as PSI são perpassadas pela autorização, assegurando que cada dado só seja acessado por quem realmente o necessita.

Partindo desses três pontos, as PSI preservam a integridade dos dados, garante a confidencialidade das informações, além de informar a maneira como os dados devem ser utilizados, como serão descartados após não serem mais necessários, dentre outros. Apesar de ser muito difícil apresentar um modelo que sirva para todos os tipos de negócio, pois cada um tem a sua particularidade, existem alguns itens que não podem faltar em nenhuma PSI. Eles são: estabelecer quem serão os responsáveis pela elaboração e gestão das PSI; classificar as informações e definir qual público terá acesso a cada tipo; indicar os padrões mínimos de qualidade; realizar treinamentos com os funcionários da empresa para que eles tenham envolvimento direto com as PSI.

Para assegurar os dados de uma empresa, a InovIT busca implementar sempre as melhores práticas, com uma gestão de política de segurança adequada à cada necessidade. Alguns dos nossos serviços nessa área são: gerenciamento de acesso à internet (bloqueio de sites); regular o acesso aos recursos do computador (USB, pastas locais etc.), acesso remoto seguro, dentre outros.

Ficou interessado? Entre em contato para saber como podemos lhe ajudar!

 E-mail: contato@inovit.com.br

(71) 3497-0085

Deixe um comentário