Sempre falamos aqui no blog da Inovit e nas redes sociais sobre a importância da segurança no âmbito digital, para dados pessoais e principalmente para os dados empresariais. Por vezes pode parecer um grande exagero, ou apenas papo para te vender um produto ou serviço. Mas preste atenção, com segurança não é bem assim.

Ganhando o posto de “o mais temido no mundo das ameaças virtuais” se encontra desde Março o SAMAS, tendo ganhado notabilidade desde o seu primeiro ataque na cadeia de hospitais americanos MedStar Health Inc., roubando e criptografando todos os dados e forçando os funcionários dos hospitais a operar os cadastros de forma manual (papel e caneta). Com ações em toda extensão mundial, o SAMAS estabeleceu ataques também no Brasil, que  já ocupa o 1° lugar entre os países latino-americanos mais atacados pelo SAMAS, segundo relatório da Kaspersky Lab.

O SAMAS é um ransoware, a categoria de malware mais temida atualmente, ganhando destaques de análises até em agências de segurança nacional, como é o caso do escritório de crimes virtuais do Serviço de Inteligência dos Estados Unidos (FBI), que já emitiu uma nota demonstrando preocupação sobre o vírus. Os ransoware atacam usuários e empresas acessando e bloqueando seus dados e pedindo um “resgate” para que as informações sejam liberadas. Ele bloqueia o acesso não só ao seu computador, mas pode chegar também ao seu smartphone e cobra um valor (dinheiro) para você voltar a ter o acesso. Como o vírus atua criptografando todos os seus dados, torna-se  praticamente impossível burlar esse “resgate“. A alta capacidade de viralização desse ransonware é ourra preocupação, uma vez que ele se espalha rapidamente por redes conectadas ao aparelho infectado.

As recompensas são altas e pagas em Bitcoins (moedas criptografadas), moedas mais difíceis de rastrear. O hospital Hollywood Presbyterian Medical Center por exemplo, foi uma das vítimas e pagou o resgate de 40 bitcoins, que equivalem em média a US$17.000,00. Os principais ataques deste vírus vem sendo as redes de hospitais.

Aqui vão algumas dicas para se proteger deste e de outros vírus:

  • Faça backup regularmente: procure manter um calendário para fazer cópias de segurança de seus dados pelo menos uma vez por mês.
  • Tenha planos B e C: o ideal é possuir ao menos dois backups, um em nuvem e outro em um dispositivo físico como HD externo e pendrive. Manter mais de uma opção garante que você não terá problemas para recuperar os dados, caso uma das alternativas seja comprometida pelo vírus.
  • Cuidado com links: não saia clicando em tudo o que chega. Os hackers mascaram os vírus em emails falsos, como promoções de lojas virtuais e comunicados de bancos. Tome cuidado também com mensagens de amigos e familiares que não fazem sentido, pois eles podem ter sido alvos de ataques virtuais.
  • Atenção ao nome dos arquivos: vírus costumam ter extensões específicas (as três letras finais que vêm após o nome do documento). Fique atento a .EXE, .vbs e .SCR, que são as mais utilizadas pelos cibercriminosos. Para facilitar, habilite a opção de “mostrar a extensão de arquivos” em seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows, vá em “Opções de Pastas” no Painel de Controle e desmarque a opção de ocultar a extensão em “Modo de Exibição”.
  • Software em dia: atualize regularmente seu sistema operacional, navegador e outros programas. Os vírus tendem a explorar vulnerabilidades dos sistemas, e as atualizações têm como um dos objetivos corrigir as brechas e falhas existentes, aumentando a segurança.

Difícil manter essas dicas, mas não quer deixar de estar protegido? A Inovit pode te ajudar! Entre em contato e solicite seu orçamento.

Deixe um comentário