A perda de dados e roubo de informações representam altos riscos para empresas, saiba como se proteger.

O Brasil está constantemente entre os 10 países com mais invasões por hackers no mundo. Eles se reinventam diariamente e encontram caminhos para atacar redes. Por isso, é fundamental se atentar à segurança de dados, gestão de riscos e classificação das informações para evitar tentativas de ataque no sistema da sua empresa.

Tentativas de ataque

Os ataques cibernéticos aumentaram muito durante a pandemia da COVID-19 e eles podem acontecer de diferentes formas, enganando os usuários, que acabam caindo em golpes

Sua empresa também precisa estar preparada com tecnologias de ponta para se proteger. Uma boa infraestrutura de segurança, com mecanismos de defesa físicos e de dados, é o primeiro passo.

Planejamento

A falta de um planejamento na implementação da segurança de dados, sem considerar todos os riscos de tentativa de ataque ao seu sistema pode ser uma janela aberta para crime virtual. É preciso pensar em uma infraestrutura segura, com sistemas lógicos e físicos que garantam a integridade da sua empresa.

A melhor forma de proteger os dados digitais da sua empresa é se antecipando na identificação das vulnerabilidades para prevenir ataques cibernéticos e roubos de dados. Elabore políticas de segurança e planos de continuidade de negócios.

Controle os acessos

Quantos mais pessoas tiverem acesso, mais vulnerável fica o sistema da empresa como um todo. Você deve definir critérios de ordem de confidencialidade, selecionar os funcionários que realmente responsáveis pelas informações sigilosas para suas funções. Além disso, o comportamento dos colaboradores deve ser monitorado.

Mantenha os sistemas atualizados

Os hackers procuram falhas e com o sistema operacional não é diferente. Sem a atualização, o hacker pode encontrar brechas em bugs, erros de programação ou disfunções no software, que são corrigidas com as atualizações periódicas.

Tenha um bom antivírus

A função do antivírus é barrar a entrada de vírus e hackers, que são responsáveis pelos roubos. Um antivírus completo irá escanear os arquivos baixados, identificar tentativas de ataques, proteger e bloquear o acesso de sites trojans e spywares.

Saiba mais sobre a importância de ter um bom antivírus!

Backup

O backup é essencial para toda empresa que dependa dos seus dados e sistemas. Com as recentes ameaças de ransomware, uma política bem definida de backup se tornou crucial para a sobrevivência de uma empresa. 

Tenha VPNs

Se na sua empresa os colaboradores trabalham remotamente, é essencial contar com uma VPN para que os dados estejam protegidos e seguros. 

As redes VPNs podem ser acessadas em qualquer lugar e criptografam os dados, deixando mais difícil sua interceptação pelos hackers. 

Dessa forma, mesmo que o colaborador sofra um ataque no trânsito da informação pela internet, será quase impossível conseguir decifrar os dados e informações.

Eduque seus colaboradores

É importante que os usuários sejam educados para que evitem cair em golpes. Crie uma cultura de segurança da informação, explorando o cuidado ao acessar sites, e-mails e links suspeitos, instalar programas e conectar pen drives. Em outras palavras, promova periodicamente treinamentos e programas de conscientização.

Utilize a nuvem

O armazenamento em nuvem é uma boa solução para guardar e proteger documentos. Esse serviço permite que você insira na nuvem todos os seus arquivos e os tenha disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet. Além de economizar espaço no HD, a nuvem poupa os dados de ataques ao computador.

Proteja sua empresa de tentativas de ataques cibernéticos!

Deixe um comentário