A inovação é um processo estratégico, que não apenas envolve o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos ou serviços, mas também de novos modelos de negócios, novas formas de atender os consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial. Sendo assim, a inovação é imprescindível para a sobrevivência num cenário cada vez mais nivelado, competitivo e globalizado.

Através da inovação, sua empresa constrói soluções que entregam mais valor ao usuário e que geram ganhos excepcionais para a empresa. Com este entendimento, a Inovit buscou maneiras para implementar um fluxo da inovação.

Para chegar lá, houve a contratação do projeto JOIN (Jogo da Inovação), desenvolvido pelo IEL/BA, uma tecnologia de gestão da inovação, que ajuda a empresa a buscar caminhos e estabelecer um fluxo contínuo da inovação. Nele são integrados esforços de atendimento empresarial dos Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) nos estados, apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O JOIN é um serviço executado pelo IEL/BA que conta com parceiros como SESI, SENAI, SEBRAE, UFBA e FAPESB.

O JOIN nos ajudou a começar na prática a sistematização do processo de inovação, que até então era feito sem um fluxo.  Conhecer as metodologias aplicadas pelo JOIN foi o primeiro passo, e depois então repassar para toda equipe, montando um política de inovação. Nesta política informamos o valor a ser investido em capacitação, mostramos o cronograma das ações a serem realizadas por toda empresa, que incluí, por exemplo, o Seminário Interno, que tem como objetivo compartilhar conhecimento, através de treinamentos realizados pelos próprios colaboradores, e também o plano de gameficação, com 5 prêmios ao final do ano para os melhores colocados. Várias outras metologias são aplicadas na política.

Com o JOIN instituído, começamos a ver os primeiros resultados, e o primeiro deles foi fulminante: o engajamento dos colaboradores. Começamos a ter vários insights, todos com o proposito de encontrar novas soluções / caminhos para solução de um problema. Outro ponto importante, que podemos destacar, foi o desejo de todos em buscar soluções que melhorem o dia a dia da nossa operação, o que afeta diretamente no negócio dos nossos clientes, já que encontramos soluções que reduzem o tempo de atendimento. De modo geral, além de ter ficado claro para todos a importância que INOVIT dá ao processo de inovação, e o quanto ela investe neste ponto, provocamos nas pessoas um sentimento de busca contínua de melhorias, e este é ponto crucial para ter o espírito inovador.

Deixe um comentário