A gestão da TI é realmente necessária em sua empresa?

Você sabia que a gestão de TI é realmente necessária para qualquer tipo de negócio?

O resultado é uma boa administração dos recursos.

O que é a gestão de TI

A gestão da TI é a administração dos recursos a serem utilizados em um determinado processo de tratamento de dados de uma empresa envolvendo:

  • Coleta de dados
  • Armazenamento
  • Processamento
  • Comparação
  • Seleção
  • Distribuição
  • Avaliação

Ela é sustentada por três pilares: 

  • pessoas (envolvidas nos processos de tratamentos das informações), 
  • processos (que estruturam a área)
  • tecnologia (que dá suporte).

Diretor de TI

O CIO (Chief Information Officer) ou gerente de TI é quem está à frente da equipe, quem conduz o trabalho e faz o dia a dia da TI ser dividido entre as principais atividades. O CIO precisa:

  • Planejar os processos 
  • Elaborar o plano estratégico
  • Gerenciar a equipe
  • Definir a governança de TI
  • Monitorar e apresentar os indicadores
  • Garantir a segurança da informação 
  • Solicitar e distribuir recursos de TI

Habilidades indispensáveis

Para trabalhar com a Gestão da TI, é necessário não só apenas ter o conhecimento na área, mas estar focado em entregar bons resultados executando habilidades de liderança.

Conhecer bem o negócio que você está inserido, assim como a cultura da empresa, são essenciais para você ser mais assertivo em suas decisões e aprendizados.

Existem diversas tarefas que um bom gestor pode não dar conta de gerir tudo sozinho, por isso contar com o apoio da equipe é imprescindível. Saiba os pontos fortes e fracos de cada um e garanta uma boa gestão em sua empresa.

Se quer se preparar para virar um CIO de respeito e desejável pelas empresas a ordem será sempre de capacitação e reciclagem. ITIL e COBIT são práticas que não podem ser ignoradas em sua lista de treinamentos.

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