A gestão da TI é realmente necessária em sua empresa?
Você sabia que a gestão de TI é realmente necessária para qualquer tipo de negócio?
O resultado é uma boa administração dos recursos.
O que é a gestão de TI
A gestão da TI é a administração dos recursos a serem utilizados em um determinado processo de tratamento de dados de uma empresa envolvendo:
- Coleta de dados
- Armazenamento
- Processamento
- Comparação
- Seleção
- Distribuição
- Avaliação
Ela é sustentada por três pilares:
- pessoas (envolvidas nos processos de tratamentos das informações),
- processos (que estruturam a área)
- tecnologia (que dá suporte).
Diretor de TI
O CIO (Chief Information Officer) ou gerente de TI é quem está à frente da equipe, quem conduz o trabalho e faz o dia a dia da TI ser dividido entre as principais atividades. O CIO precisa:
- Planejar os processos
- Elaborar o plano estratégico
- Gerenciar a equipe
- Definir a governança de TI
- Monitorar e apresentar os indicadores
- Garantir a segurança da informação
- Solicitar e distribuir recursos de TI
Habilidades indispensáveis
Para trabalhar com a Gestão da TI, é necessário não só apenas ter o conhecimento na área, mas estar focado em entregar bons resultados executando habilidades de liderança.
Conhecer bem o negócio que você está inserido, assim como a cultura da empresa, são essenciais para você ser mais assertivo em suas decisões e aprendizados.
Existem diversas tarefas que um bom gestor pode não dar conta de gerir tudo sozinho, por isso contar com o apoio da equipe é imprescindível. Saiba os pontos fortes e fracos de cada um e garanta uma boa gestão em sua empresa.
Se quer se preparar para virar um CIO de respeito e desejável pelas empresas a ordem será sempre de capacitação e reciclagem. ITIL e COBIT são práticas que não podem ser ignoradas em sua lista de treinamentos.
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