Recentemente a GOL (a Transportadora Aérea Oficial da Copa America) divulgou uma ação em parceria com a cerveja Brahma que ocorreria entre às 21h30 e 23h30, durante o jogo do Brasil contra a Venezuela no dia 18 de Junho. A empresa venderia passagens para destinos da América Latina com o preço simbólico de R$3,90 que já teriam datas de embarque pré-definidas e só partiriam de Garulhos- SP. Entre as ofertas oferecidas está uma nova linha de voo direto para a capital Lima que parece ter sido o principal alvo desta promoção.

Não demorou para a notícia se alastrar em aplicativos de mensagens e ser abraçado por infinitos compartilhamentos nas redes sociais. Parecia tudo perfeito! Exceto pelo fato de que todas essas pessoas estavam prontas para acessar o site no mesmo horário para fazer exatamente a mesma coisa. O resultado era óbvio, o site caiu e denunciou um desalinhamento entre a área de TI e a de marketing. Uma ação que tinha tudo para ser um excelente case de sucesso se tornou um exemplo do que não deve ser feito e serviu de alerta para empresas de porte similar ou inferior.

A falta de planejamento atingiu tanto a quem estava no site para participar da promoção, quanto aos clientes que nem sabiam da existência dela, bem como, atingiu serviços secundários que também são atendidos pelo site da GOL. O montante referente ao prejuízo causado pela falha não foi divulgado, mas com toda a certeza não foi pequeno. Aqui fica uma lição importantíssima, use a TI como o seu aliado e a consulte sempre que pensar em fazer alguma coisa que implique nos recursos tecnológicos que possui disponíveis. Uma ação que tinha tudo para dar certo, trouxe um prejuízo incalculável.

Vamos entender melhor o que aconteceu!
Primeiramente precisamos compreender que cada site é administrado por um servidor que é configurado para suportar um determinado número de pessoas online ao mesmo tempo. Vez ou outra ouvimos dizer que um site caiu ou saiu do ar, isso acontece porque o número de acessos que ele está planejado para suportar foi ultrapassado, e por isso o servidor não aguentou o número de conexões simultâneas.

Para fugir de situações assim, a nossa equipe apontou 2 sugestões simples:
1– Poderia ter sido criado um domínio temporário específico para essa ação (Landing Page) com maior capacidade de acessos usando um servidor virtual.
2– Poderia ter sido expandido o número de acessos simultâneos suportado para o site através de melhorias no servidor.

Caso ainda tenha alguma dúvida referente a relevância que o suporte de TI tem para os seus negócios, leia também esse post.

Fique atento para não se tornar um desses casos de blackout e acabar perdendo bons negócios, entre em contato conosco!
E-mail: contato@inovit.com.br ou pela nossa Central de Atendimento (71) 3497-0085.

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