A cada ano descobrimos novas tendências atualizando o ramo da tecnologia no mundo. Segundo o Gartner Group, uma empresa de consultoria fundada em 1979 que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção necessária para tomar decisões diariamente, para 2019 podemos esperar uma tendência mais estratégica que nos acompanhará pelos próximos cinco anos. Para se manter no ambiente competitivo, é importante ter em consideração todas as mudanças e novidades que aparecem, por isso, selecionamos as principais tendências em Tecnologia da Informação para o próximo ano.

Computação em nuvem

Sabemos que não é uma novidade, porém, se prevê que para 2019 seja uma das principais tendências graças a que as empresas estão percebendo a importância do armazenamento de dados online, liberando assim espaço na antiga prática do armazenamento aposentado, conseguindo reduzir os custos em até 35%. Além do mais, essa mudança representa também uma melhor segurança das informações armazenadas, já que a ideia é obter softwares mais eficientes devido a demanda de maior volume de dados.

Realidade Aumentada

Podemos considerar essa uma das tendências mais inovadoras no mercado de TI, superando o 3D, pois passamos dos filmes a uma mistura da realidade com o mundo virtual. Já pensou estar dentro de um jogo? A perspectiva é que não só o mundo dos games experimente essa novidade, mas também as atividades do nosso cotidiano de maneira ilimitada. Médicos realizando intervenções, manuais interativos, além de outras experiências visuais e auditivas. A expectativa é, sem dúvidas, muito alta e poderemos ter grandes surpresas nos próximos anos.

Impressão 3D

Com a realidade aumentada deduzimos que o 3D ficará pequeno, mas quando falamos de impressão, a tendência vem para ficar. Segundo o Grupo Gartner, é provável que haja um crescimento de 64,1% na comercialização de impressoras 3D no nosso país. Uma prática que pretende revolucionar tudo que conhecemos. Na medicina, por exemplo, a impressão de próteses, órgãos artificiais que possam colaborar com a espera dos pacientes na fila de transplante ou até mesmo em tratamentos, membros, entre outros que, devido ao alto custo, ainda são um problema para os pacientes e profissionais. Mas o surpreendente é que qualquer coisa poderá ser inventada e impressa… até um carro! Definitivamente chamará a atenção de todos em 2019 e nos próximos anos.

Inteligência Artificial

Se antes a automação inteligente era possível somente em filmes de ficção, agora a realidade ficou ainda mais prometedora. Estima-se que o campo seja explorado, no mínimo, até 2020, na criação de pequenos dispositivos inteligentes que aplique tal tecnologia. Hoje já podemos contar com os bots de comunicação com respostas automáticas seja em aplicativos de bancos, telefonia ou até mesmo na hora de procurar uma informação. O objetivo é que se consiga outras tarefas de forma autônoma. Já pensou um assistente virtual e inteligente no seu carro indicando qual o melhor caminho ou avisando sobre alguma alteração no trânsito? A ideia ainda está amadurecendo, mas é muito provável que nos próximos anos haja cada vez mais AI nos setores que estamos acostumados a ter seres humanos.

Aplicativos inteligentes

Com a Inteligência Artificial (AI) os aplicativos serão muito mais efetivos quando se tratar de solucionar dúvidas, problemas e até mesmo realizar transações que exigem mais tempo e esforço da nossa parte. Realizando tudo de maneira automática, os aplicativos serão uma ferramenta útil para administrar, resolver e organizar nosso dia a dia sem muitas horas de dedicação.

Isso nos leva às atualizações das plataformas de comunicação e interação social. Somos conscientes de que a forma na qual interagimos está experimentando uma modernização cada vez mais intensa com o avanço da tecnologia. Essa interação é possível graças a programação estruturada que a TI oferece. Com interfaces cada vez mais intuitivas, é possível que serviços ou atividades que parecem complexas se tornem cada vez mais fáceis.

Eventos de negócios

Impossível falar de tendências e não citar o Social Business. Chega com o objetivo de buscar incrementos para melhorar a interação das empresas com seus clientes ou potenciais clientes, até mesmo o público em geral, o monitoramento de redes sociais ou a automação da análise de dados, sendo cada vez mais específica, são grandes apostas para as novas estratégias. A TI tem o papel de inovar sua área de atuação com a automação dos softwares e o armazenamento de informação.  

E você, quer ficar por dentro de tudo que possa surgir no próximo ano? Siga a InovIT nas redes sociais e não perca nada! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe um comentário