Bilhões de senhas vazadas estão disponíveis na web e você pode estar nessa lista. Algumas empresas como Adobe, LinkedIn ou Spotify sofreram vazamentos dos seus usuários, onde as informações como login e senha foram roubados e publicados para uso indiscriminado ou até mesmo vendidos na deepweb. Mas como saber se sua senha vazou?

O site minhasenha.com foi criado para identificar se sua senha foi vaza e é muito simples de usar. Disponibilizando um e-mail, ela irá revelar se a senha que está ligada à esse endereço foi roubada, mesmo que seja diferente em outros serviços. Por exemplo, algumas pessoas utilizam o Spotify com o perfil do Facebook, que possui um e-mail e senha. Mesmo que a senha do Spotify seja distinta a do Facebook ou do e-mail, por estar relacionada, também será analisada.

Criada pela empresa Axur, quem monitora os riscos digitais no Brasil, além de consultar o possível roubo, o minhasenha indica se há alguma senha que deve ser trocada com urgência, mesmo que não seja vazada ainda. A companhia informou que há uma imensa lista com mais de dois bilhões de e-mails e senhas disponíveis na deepweb (submundo da internet) como o Dropbox ou LinkedIn, das quais 5% pertencem a usuários brasileiros, sendo pelo menos um milhão de empresas nacionais. Por isso, é importante utilizar senhas diferentes para, em caso de vazamento, não comprometer outros acessos. Os fraudes variam de dados sigilosos divulgados a envio de e-mails em seu nome ou da empresa; a criação de perfis falsos nas redes sociais e compras em sites.

Apesar de não ser um lançamento tão inovador, pois o site está no ar desde 2017, é importante tratar o assunto pela proximidade da Black Friday, que no Brasil se realiza na última sexta-feira de novembro. A Axur é responsável por monitorar 15 das 20 maiores empresas de varejo no Brasil, e é importante começar a se prevenir para o grande momento, onde milhares de pessoas compram pela internet e aproveitam as ofertas das lojas.

O acesso à plataforma é muito simples, como já mencionado. Facilitando um endereço de e-mail, imediatamente receberá no mesmo um relatório que indicará se alguma senha foi ou corre o risco de ser vazada, impedindo que terceiros possam descobrir também. Porém, não são revelados os sites onde ocorre o vazamento, somente se a senha circula na web, devido a que não existe uma legislação para obrigar as empresas a revelar caso sofram algum ataque e tenham seus dados roubados.

Deixe um comentário