A comodidade tem sido um dos principais fatores na hora de falar sobre a internet atual. Principalmente com o Google, que oferece muita simplicidade ao acesso de muitas ferramentas com um único endereço de e-mail, sem precisar preencher formulários e lembrar de todas as senhas. Mas o quão perigoso pode ser isso para nossa privacidade?

Como uma chave mestra que abre todos os “portais” na web, ter uma conta Google permite o nosso acesso a webs e aplicativos, tantos, que fica impossível lembrar todos os que deixamos ter acesso a essa informação. Mas é possível saber em quantos sites temos nossa conta registrada através de uma ferramenta, e o melhor: grátis!

A ferramenta Deseat encontra todas as webs e apps que você usou sua conta Google de uma maneira bem simples e prática. Basta entrar na web e clicar no botão laranja ‘get started’, abrindo uma página para logar com o endereço de e-mail do Google ou Outlook. Ao preencher o endereço de e-mail e permitir o acesso ao Deseat, a ferramenta indicará todos os sites e aplicativos registrados, oferecendo a opção de manter (keep) ou de deletar (add to delete queue) onde enviará ao serviço uma petição para apagar seu e-mail da conta.

Algo a ter em conta é o botão amarelo de perigo que pode aparecer ao lado. Nesse caso, significa que o app ou serviço tem acesso ao seu registro sem que você saiba. Uma vez selecionadas as que ficam e as que não, basta descer um pouco a tela para encontrar a lista de petições. O processo não é automático, então é necessária ir de uma em uma, permitindo enviar um formulário para que o serviço ou app apague o registro do seu e-mail.

Mas há um porém! Algumas apps ou serviços não possuem mecanismo para apagar através do Deseat, por isso, nesse caso é preciso ir diretamente ao site e pedir que revoguem o acesso a conta Google. Contudo, cabe destacar que a privacidade dos usuários é o mais importante para Deseat.me, a ferramenta não tem acesso a nada além dos apps e serviços registrados, pois usa o protocolo Google OAuth e não se apropriam de nenhum dado ou senha usados para acessar.

Deixe um comentário