Os celulares hoje são utilizados com tanta frequência que funcionam quase como extensão do nosso corpo. De tanto que o usamos, o aparelho sabe muito sobre a gente. Existe um pequeno sensor entre os conectores e chips que compõem o celular, capaz de medir a velocidade angular. O que é isso? Informação de como você segura o dispositivo: se é na horizontal, na vertical ou inclinado.

Esta informação é transformada em sinal elétrico e processada imediatamente pelo celular. Além dessa velocidade, o se aparelho fica sabendo também qual é o seu código PIN e até o conteúdo de suas conversas. Existem aplicativos, por exemplo, que conseguem captar conversas privadas sem levantar suspeita alguma, coletando sinais acústicos que reproduzem pelo menos 50% dos sons se forem devidamente processados.

Os principais ataques geralmente tem origem em três fontes: SMS, phishings e aplicativos falsos, estes baixados fora das lojas oficiais, seja a App Store do sistema iOS da Apple, ou o Google Play, do Android. Mais de 90% das infecções de vírus em celulares podem ocorrer pela falta de atualização dos sistemas operacionais dos aparelhos. Há vários tipos de malwares para celulares, incluindo Cavalos de Tróia e vírus destrutivos.

Tendo em vista que os dispositivos móveis estão constantemente correndo risco de infecção, é melhor ficar atento e tomar os devidos cuidados. Para isso, um primeiro passo é investir em Políticas de Segurança da Informação (PSI). Se sua empresa usa celular ou qualquer outro dispositivo móvel, o sistema de segurança da informação vai lhe ajudar. Ele se baseia em três princípios básicos: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Confidencialidade é a garantia de que a informação só é acessível por pessoas autorizadas a tal. Integridade é garantir que a informação permaneça sem modificações ou sofra alterações sem autorização. Por fim, disponibilidade é a garantia que as informações estarão acessíveis aos autorizadas a tal.

Procure a InovIT se quer evitar problemas com suas informações importantes e evitar perda de dados. Temos os melhores profissionais na área de Tecnologia da Informação. Saiba mais sobre a terceirização de TI e saiba como nós podemos lhe ajudar.

Deixe um comentário