Atualmente, um dos maiores problemas na segurança da Tecnologia da Informação de uma empresa ou computador pessoal são os malwares, programas ou softwares maliciosos que afetam o seu computador. Por conta das crescente tecnologia de defesa das máquinas, como o Kaspersky, os hackers preferem apostar na falha humana para terem acesso aos computadores.

Segundo notícia do iBahia, oito links maliciosos são acessados por segundo no Brasil, significando quase 700 mil ataques virtuais diários no país. Muitos desses links que contém vírus são enviados através de e-mails e, mesmo depois de tantos anos de malwares sendo espalhados por aí, ainda existem muitas pessoas que caem nessa. Por isso, preparamos aqui dicas e cuidados para serem tomados com os e-mails que aparecem na nossa caixa de entrada.

 

Atenção ao remetente

A primeira dica que damos é que você fique atento ao remetente do e-mail. É de uma pessoa desconhecida? Ainda que o assunto lhe pareça interessante ou importante, se o nome for estranho ou contiver letras e números misturados, não abra. Essa é uma forma fácil de infectar seu computador ou celular com vírus.

 

Ganhos fáceis e amigo oferecendo dinheiro

Se o e-mail estiver promovendo ganhos fáceis e rápidos, fique de olhos abertos. Desconfie principalmente se não houver o nome da empresa no endereço do remetente. Outro cuidado a ser tomado é quando o remetente é até alguém conhecido, mas o assunto diz que a pessoa está tentando depositar dinheiro na sua conta, sem conseguir. Se você não está esperando receber dinheiro dessa pessoa, o e-mail é falso e está sendo usado para descobrir seus dados pessoais. Pense bem: se alguém realmente quer entrar em contato com você para algo desse tipo, iria te procurar por outros meios ou pessoalmente, não acha?

 

Boletos do email

Se o e-mail tiver fatura, boleto ou nota fiscal anexa, é mais um motivo para desconfiança. Se estiver recebendo uma dessas coisas, sendo que você não pediu para pagar por compras ou contas atrasadas, muito provavelmente é um vírus. Criar boletos falsos e disparar na internet não é tão difícil assim. Outro sinal de alerta é quando a mensagem contém palavras escritas incorretamente ou dados incompatíveis de mais de uma empresa em um mesmo email.

 

Quer evitar este tipo de problema no seu computador? Conte com a InovIT para te ajudar e oferecer o melhor atendimento possível. Qualquer dúvida, nos contate através do 3497-0085 ou do contato@inovit.com.br.

Deixe um comentário