odo o empresário sabe que, apesar do empreendedorismo apresentar diversos obstáculos, o maior deles, e o mais importante a ser superado, é agrupar uma rede de colaboradores com sinergia! Afinal de contas, uma boa equipe é o que levanta e faz crescer qualquer empresa. Quanto melhor o seu clima organizacional, e entusiasmo da sua equipe, melhor e mais saudável é a sua empresa. A formação de uma boa equipe impacta em conseguir ofertar melhor atendimento, ter profissionais mais dispostos e proativos, criando um ambiente propício à produtividade e à inovação. Mas como conseguir tal equipe para a sua empresa? O segredo está em identificar e mesclar em funções as diversas gerações de acordo com as suas características.

Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, hoje apenas se esperam 10 anos  para se instaurar uma nova classe genealógica. Isso impacta as empresas, pois implica em  pessoas de diferentes idades, e costumes, vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.  Assim que ingressa no mercado de trabalho, uma nova geração passa a mudar a sua dinâmica e a influenciar os hábitos das gerações anteriores. Os indivíduos das gerações, apresentam características, linguagens e comportamentos únicos, e expressivos, que influenciam os mecanismos do mercado de trabalho. Apesar de cada geração possuir uma característica dominante, o ideal é incentivar o comportamento equilibrado, sem excessos, caminhando assim para uma interação ainda mais positiva dos grupos no ambiente de trabalho.

O primeiro passo é conhecer cada uma delas, ou pelo menos as mais populosas no mercado de trabalho.

•    Geração Baby Boomer

A Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação. Em sua maioria ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas. Por exercerem funções de chefia e cargos estratégicos, chocam-se diretamente contra as gerações mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, ocasionando um contraste de comportamento e valores consideráveis, que já é apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humanos e estratégico das organizações, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenças em potenciais de atuação.

•    A Geração X

A Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970. No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. O perfil do indivíduo  X prefere a  tranquilidade,  estabilidade e o equilíbrio

•    A Geração Y

Nasce na década de 80 a Geração Y, que em pouco tempo de vida já presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Apresentando um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua. A geração  Y quer movimento, deseja inovar a qualquer custo.  Nos dias de hoje e em meio a tanta diferença de valores, para as organizações a preferência se dá pela capacidade de cada profissional e não mais pelo tempo de trabalho. Embora a experiência conte muito na tomada de decisão, a competência de cada um em função da demanda por execuções mais rápidas torna-se o fator primordial para a contratação, delegação de funções e promoções dentro de uma empresa.

E COMO GERIR ESSAS GERAÇÕES?

Não existe uma receita pronta para misturar as gerações. O imprescindível é que os colaboradores envolvidos possuam a capacidade de trabalhar em equipe, pois não há nenhum profissional que possua todas as competências necessárias a todos os processos, desde o atendimento até a produção. A evolução está atrelada à  troca de experiências e essa troca só é possível de pessoa para pessoa e geralmente com faixas etárias diferentes. Todas as gerações têm a ensinar umas às outras, e o mais importante é procurar por pessoas que tenham comportamentos equilibrados e sem excessos dentro das características de sua geração.

 A tendência é que profissionais mais velhos sejam um pouco mais conservadores, mas estes devem aproveitar os atributos positivos dos mais jovens como a inovação,energia, motivação e  habilidade em lidar com o novo. As gerações mais antigas dependem dessas características para se renovarem diante de um novo cenário dos negócios. Já os mais novos, independente da sua competência e da sua aptidão para exercer suas funções, precisam atingir o equilíbrio através da sobriedade dos mais velhos. As gerações mais antigas têm a capacidade bem definida de pensar estrategicamente, o que torna suas decisões estatisticamente mais acertadas.

Atualmente, muitos líderes das gerações Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y, devido ao crescimento exponencial do volume de informações que devem ser consumidas diária e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formação e início de carreira em uma época diferente da de hoje, eles começam a esboçar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade.

 Para atingirem e se manterem no sucesso as empresas precisam apresentar a capacidade de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem estar coletivo.

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