A atual crise econômica que vem vencendo o tempo e sendo responsável pelo fechamento de diversas empresas no país, pode perder o seu posto de “o terror das empresas” para algo com bem menos visibilidade, porém de igual perigo. É o cada vez mais frequente caso dos cryptomalware, mais conhecidos como ransomware. Segundo, pesquisa sobre a segurança da informação nas empresas realizada pela Kaspersky Lab , apenas 34% das empresas brasileiras reconhece a séria ameaça destes vírus, apesar dos ataques continuarem afetando gravemente as empresas. Os ataques já forem estimados em 234 mil computadores infectados ao redor do mundo.

O Brasil já chega na segunda posição dos países mais atacados pelo vírus, que tem como principal alvo as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, agencias do governo, instituições acadêmicas, hospitais, qualquer organização pode ser vítima de um ramsonware.

A ciberameaça acontece através da ciptografia de dados da empresa, bloqueando assim o acesso às mesmas e cobrando um “resgate”. Nisto podem se perder cadastro, sistemas de atendimento, SAC e etc. Os valores solicitados para o desbloqueio das informações varia, e já chegou em alguns casos em quantias milionárias. Da mesma forma que outros tipos de malware, ele entra na rede por meio de emails, anexos maliciosos ou links para um site comprometido que funcionários ingênuos abrem, baixam ou clicam sem que nenhum sinal advirta os usuários de que foram infectados, até que recebam o pedido de resgate.

Algumas das consequências mais comuns de ataques por ransomware incluem:

  • Perda temporária ou permanente de informações.

  • Interrupção de serviços regulares (lucro cessante).

  • Perdas financeiras associadas à restauração do sistema, custos legais e de TI.

  • Danos à reputação da empresa e perda de confiança dos clientes.

  • Risco de imagem

Quer saber um pouco mais sobre esses ataques e o que fazer? Acesse:> https://inovit.com.br/#/blog/post/8-temido-pelo-fbi#top

A boa notícia é que há formas de proteger a sua empresa contra este tipo de ataque. A melhor maneira de proteger dados e ativos da sua empresa é adotar amplas medidas de segurança, que abranjam infraestrutura, armazenamento, redes móveis, e até a conscientização e treinamento de funcionários. Sendo essencial ter uma estrutura profissional de backup dos dados, para que a empresa não precise escolher entre pagar o resgate ou perder seus dados. Perdido em como fazer tudo isso? A Inovit pode te ajudar! Entre em contato conosco.

Deixe um comentário