Já pensou em ter que fechar a sua empresa apenas por ter apertado um botão? Se isso fosse possível aposto que você iria querer por as barras de segurança mais grossas que conseguisse nesse botão! Perder tudo por um simples erro… Infelizmente, isso não é tão improvável assim. E foi o caso ocorrido com o empresário Marsala, no dia 14 de Abril de 2016. Ele era o dono de um provedor de internet, que acabou deletando todos as informações de sua empresa, após ter executado um comando errado.

Atualmente todos os setores de uma empresa possuem dados importantes que comprometem o andamento do próprio setor e da empresa, sejam eles dados inseridos  num banco de dados, alimentados via sistema interno, ou em planinhas, documentos, imagens e etc. Com tudo isso vale a reflexão:  na minha empresa, temos políticas com objetivo de preservar a integridade dos dados e a continuidade do negócio em caso de perda de informação?

Se na sua empresa ainda não existem essas politicas de segurança, nós vamos agora te passar algumas dicas com pontos importantes para se criar uma boa política de segurança da informação:

  1. Liste todos as fontes de dados da sua empresa (banco de dados, planilhas, documentos, e-mail e etc).
  2. Instale uma boa solução de antivírus, se possível uma solução paga e com console administrativo, o que vai lhe ajudar a identificar e analisar incidências de vírus de forma centralizada.
  3. Crie uma política criteriosa de acesso às fontes de dados. Uma permissão equivocada pode comprometer a integridade e a confidencialidade das informações.
  4. Crie uma auditoria de acesso às informações:
  •         Consulte com seu fornecedor de sistema se existe auditoria (log) de transações, isso vai lhe ajudar a identificar o usuário que fez manipulações equivocadas.
  •         Consulte sua TI para ver se existe auditoria de acesso aos arquivos na rede,  isso vai lhe ajudar a identificar qual usuário deletou ou alterou os arquivos compartilhados na rede.
  1. Crie uma forte politica de backup. Este é um dos pontos mais importantes que a TI deve se preocupar. Uma política equivocada de backup pode comprometer a vida de uma empresa.

Com estas dicas, o ambiente digital da sua empresa já estará bem mais seguro.

Deixe um comentário