Odebrecht adota monitoramento de rede como serviço.

O grupo Odebrecht, um dos maiores do país, acaba de colocar em operação o rootNet, ferramenta desenvolvida pela Oxxys (www.oxxys.com.br), empresa nacional especializada em segurança de redes e sistemas de gestão de tráfego. Adotado na modalidade de serviço, o aplicativo responde hoje pelo monitoramento do tráfego da rede do grupo, permitindo o acesso a indicadores reais sobre o volume e o tipo de dados trafegados.

Atualmente, o grupo conta com 174 unidades divididas por 16 países. Compartilhada por 11 mil usuários, incluindo integrantes e parceiros, a rede corporativa da companhia exige que a área de TI mantenha o gerenciamento contínuo de aproximadamente 200 links.

“Não tínhamos a visibilidade ideal do que trafegava em nossas redes, antes da adoção do rootNet”, revela o gerente de Operações do grupo Odebrecht, Evandro Rangel. Ele conta que havia uma demanda crescente pela ampliação de banda, mas não tinha métricas específicas para avaliar se esta necessidade era real. “Graças à análise de rede do rootNet, alcançamos melhorias de desempenho.”

Atualmente, o grupo possui vários tipos de conexão: VPN-IP, MPLS Nacional, MPLS Internacional e IP Internet. Rangel diz que, em geral, conta com um backbone MPLS Nacional de 34 Mb, MPLS Internacional de 20 Mb e IP Internet de 100 Mb. “Hoje, com menos de R$ 10 mil mensais, monitoramos todo o volume trafegado em nove pontos de coleta”, detalha.

De acordo com Rangel, o rootNet foi configurado para identificar a média de consumo da rede e, se esta média é ultrapassada, a equipe de Monitoramento recebe um alerta. Outro ponto positivo foi a determinação de métricas, que permitiu adotar políticas para os usuários realizem atividades extras, como Orkut e YouTube, por exemplo. “Hoje, sites como estes têm janelas de acesso pré-definidas.”

Em razão do tamanho da rede do grupo, Rangel diz que é difícil mensurar o retorno sobre o investimento mensal. Mas ele conta que não há dúvidas de que o investimento foi extremamente válido. “Estamos em fase de acompanhamento, mas já está claro que ganhamos uma poderosa ferramenta para otimizar e melhorar nosso consumo”, analisa.

O diretor de Negócios da Oxxys, Jorge Sinnecker, ressalta que uma rede bem administrada é uma rede mais segura. Ele explica que, em casos de comportamento suspeito da rede, o rootNet envia mensagens de alerta ao celular do administrador. “O rootNet não é o alarme, mas a câmera de vídeo que permite identificar o invasor”, compara, pois a ferramenta permite o aompanhamento de todos os movimentos da rede pela Internet, de qualquer localidade.

Com tecnologia 100% nacional, a ferramenta armazena os históricos de utilização da rede, como downloads, sites visitados, acessos em massa, utilização de links etc. Além do quesito segurança, estes dados são preciosos para um melhor aproveitamento da capacidade da rede, permitindo, na grande maioria das vezes, mensurar o consumo de banda e adiar o aumento de links.

O sistema também se mostra eficaz no combate aos vírus, pois o rootNet detecta o padrão de ações virulentas. “Este fator é essencial no caso de vírus mutantes, que conseguem transpor a barreira do antivírus”, explica. “Já houve casos de clientes, usuários do rootNet, que alcançaram o retorno do investimento (ROI) em apenas um único incidente, quando o sistema contribuiu para evitar uma contaminação generalizada na empresa”, finaliza.

Perfil da Oxxys – Fundada em 1992, a Oxxys tem como missão implementar soluções de melhor relação custo/benefício com base no entendimento dos desafios de seus clientes. Com vários engenheiros do ITA em seu corpo técnico, a companhia está sediada em São Paulo e mantém escritório no Rio de Janeiro.

Entre os clientes da Oxxys destacam-se companhias como Amil, AON Affinity do Brasil, BuscaPé, Camargo Corrêa, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, CPFL Energia, Editora Abril, Hamburg Süd, ICI, L’Oréal, McCann Erickson, MetLife, Nextel, Nielsen, Novelis, Odebrecht, Pão de Açúcar, PQU – Petroquímica União, Pirelli, Rhodia Brasil, Rhodia-Ster (Grupo Mossi & Ghisolfi), Shop Tour, TVA, Tyco Electronics, Vésper, Votorantim, Unilever, Unipar e Whirlpool, entre outras.

Perfil da Odebrecht – A Odebrecht é uma organização brasileira com padrões globais de qualidade. Presta serviços de Engenharia e Construção na maioria dos países da América do Sul, na América Central, nos Estados Unidos, na África, em Portugal e no Oriente Médio. Controla a Braskem, maior empresa petroquímica da América Latina, que exporta para mais de 60 países em todos os continentes.

O grupo desenvolve e administra projetos de infra-estrutura, com foco em concessões e parcerias público-privadas. Desde 2007, investe no setor de Bioenergia, concentrada na produção de etanol e açúcar e na co-geração de energia a partir da produção de açúcar e álcool. Atua, ainda, nos segmentos de Óleo e Gás, Engenharia Ambiental e Empreendimentos Imobiliários e participa de empreendimentos nos setores de Transportes, em Portugal, e de Mineração, na África.

Com cerca de 59 mil integrantes, a Odebrecht é uma das pioneiras no Brasil na promoção de ações sociais e, adicionalmente aos seus compromissos empresariais, investe em projetos de educação, saúde e meio ambiente e apóia iniciativas culturais – ampliando, assim, seu escopo de contribuição ao desenvolvimento dos países aos quais serve.

A unidade ética e cultural dessa atuação é assegurada pela prática da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), conjunto de princípios, conceitos e critérios desenvolvidos desde 1944, ano da fundação da empresa individual de Norberto Odebrecht, que originou, no ano seguinte, a Construtora Norberto Odebrecht.

Deixe um comentário