Trilhe o melhor caminho para uma vida mais produtiva e prazerosa.

Nossa rotina diária não é nada fácil, devemos lidar com reuniões, ler e responder diversos e-mails que não param de chegar, gerenciar equipe, gerenciar clientes, cuidar da saúde, da família, dar atenção aos amigos, ter tempo para o lazer … Parece que estamos sempre em busca de duas coisas, que aparentemente não são opostas: aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida.

O mundo nos traz, cada vez mais, um crescente número de preocupações e atividades, e nós aplicamos esta fórmula cheia de stress e burocracia em vários ramos de nossas vidas: o trabalho, a família, os amigos, os cuidados com a saúde.

O desejo da equipe InovIT para todos os nossos clientes e seguidores nas redes sociais é a simplicidade. Nós entendemos que simplificar pode ser, a esta altura do campeonato, um processo difícil de ser instalado, mas acreditamos que é o caminho certeiro para atingir os melhores resultados em nossas vidas pessoais e profissionais. Em relação à gestão de empresas, acredito que a simplificação de atividades e processos é também a forma mais saudável, pois é um caminho que nos permite objetividade, foco e a melhoria na qualidade da execução.

Simplificar. Ok. Mas simplificar como? Dentro de um âmbito geral, a simplicidade está ligada à naturalidade, espontaneidade. Falando mais especificamente, e direcionando ao nosso ponto, simplificar está ligado a “desburocratizar”, sempre que possível, e a focar nossas atividades no que realmente sabemos fazer. Eliminar os imensos processos e protocolos para a execução de uma ação, grandes fluxos de trabalhos.

1.    Planeje! – O processo de simplificar começa sempre com o pensar objetivamente, definindo prioridades! Planeje sua semana, suas atividades durante o dia. Para ter sempre uma visão do todo, faça uma lista objetiva com as 4 ou 5 coisas mais importantes da sua vida. Esta lista, vai ajudar a conferir mais espaço na sua vida a estas coisas, dedicando-lhes mais tempo. Desta forma você se livra dos excessos, e das atividades que lhe roubam tempo ( não sendo prazerosas ou funcionais). Não se esqueça de planejar também o descanso! O processo de planejamento deve conter espaço para as obrigações e para o lazer, sempre mantendo o foco naquelas 4 ou 5 coisas super importantes.

2.    Reduza! – Crie o costume de escolher algum local que você utiliza no dia a dia ( a mesa do trabalho, quarto, um armário, uma estante ou um canto do seu quarto).  Não precisa de ser um quarto inteiro ou um armário inteiro. Esvazie o local por completo e então escolha apenas as coisas realmente importantes para estarem ali. O que fazer com as coisas que sobraram? Doe, recicle, jogue fora! Livre-se de tudo que não for realmente necessário: objetos, papéis, roupas… Comece pelos locais que mais usa, como por exemplo, sua mesa de trabalho e o quarto. Na mesa de trabalho, não adie decisões sobre nenhum dos itens que encontrar! Resolva todos, um de cada vez. O importante é não deixar para depois, e não deixar o que não for realmente primordial, organizando os itens que permanecerem. Vale também para a caixa de e-mail e documentos e pastas do computador!

3.    Estabeleça limites! – Estar 24 horas ligado em tudo que te rodeia é exaustivo e prejudica crucialmente a sua produtividade. Estabeleça limites para: consultar o e-mail (uma ou duas vezes ao dia, se você recebe e resolve muitos assuntos por e-mail é o ideal, nunca sendo a primeira atividade do dia), navegar na Internet, atender telefonemas (nem todos são tão urgentes como parecem), enviar mensagens, ver televisão, tarefas diárias e outros aspectos do seu cotidiano, etc. Para assegurar que cumpra esses limites, hoje, apenas tente escolher alguns que deseja aplicar para certas das coisas da sua vida, e amanhã, tente cumpri-los. Não podemos esquecer do acesso às redes sociais e WhatsApp, que quando não bem gerenciado, nos roubam um tempo enorme, e prejudicam consideravelmente a nossa produtividade.

4.    Uma coisa de cada vez! – Em vez de executar múltiplas tarefas em simultâneo, faça uma coisa de cada vez, sem pressa! Tome o tempo que precisar para executar bem cada tarefa que iniciar. Livre-se de todas as possíveis distrações, resista a qualquer desejo para conferir o seu e-mail ou para atender o telefone enquanto estiver executando alguma tarefa. Concentre-se exclusivamente na demanda que tem em mãos até terminar. O impacto nos seus níveis de stress, e de produtividade, serão enormes. Aprenda a dizer não, e proteger seu tempo, pois as distrações destroem sua produtividade e complicam sua vida.

5.    Ganhe tempo livre! – Simplificar a sua vida significa ganhar tempo livre para fazer as coisas que realmente gosta! Porém o ato de simplificar pode ser difícil e tomar algum tempo na fase inicial. Tente reservar algum tempo para pensar no que poderia simplificar e como. Recorrer  a softwares e serviços online pode ser uma boa solução para te ajudar a melhor organizar e economizar o seu tempo ou automatizar tarefas, como por exemplo passar a utilizar o internet banking ao invés de ir ao banco. Precisamos de tempo ocioso para conseguimos pensar em coisas novas, fora da caixa.

É importante também destacar que, se você está convencido a trilhar o caminho da simplificação, não encare todas as mudanças de uma só vez! A simplicidade funciona como uma reeducação alimentar, ou qualquer outra mudança de hábito! E por isso, deve ser incluída em nosso dia a dia de forma gradativa. Uma medida de cada vez, e assim que se acostumar com esta, escolha uma outra medida de simplificação para aplicar!

Deixe um comentário