Você tem o seu propósito bem definido?

Mesmo antes de possuirmos uma equipe com tantas funcionalidades,  que opera dentro e fora de nossas instalações na InovIT, como é o caso de muitos colaboradores, que desenvolvem serviços externos, passando a maior parte do seu tempo de trabalho fora da nossa sede,  senti a necessidade de desenvolver atividades que os motivasse, estimulando o vínculo emocional/afetivo com seus colegas de trabalho e com a empresa. Dentre algumas ideias de boas práticas para nos manter unidos iniciei a rotina de uma reunião mensal, com a presença de todos os colaboradores.  O propósito deste encontro é de interagir com toda a equipe e discutir assuntos relevantes à nossa atividade profissional. Estas reuniões já ocorrem aqui há algum tempo.

Dividimos a reunião mensal em 3 sessões, na última delas escolhemos um assunto (novo a cada reunião) que é debatido ao final, com o objetivo de causar impacto nas pessoas.  Na nossa reunião do último sábado de Julho de 2015, o assunto escolhido foi propósito, e é sobre ele, e o seu impacto na reunião daquele dia que eu gostaria de conversar com vocês hoje.

Assim como naquela reunião, eu vou começar pelo que acho inicialmente importante: definição. Qual o significado de propósito? Dentre as diversas explicações que se pode encontrar as que mais me envolvem são:

“Um alvo, um objetivo, uma intenção, um plano, uma meta..”

“interpretação do relacionamento entre o ser humano e seu mundo”

Uma vez sabendo, e entendendo sua definição, eu lhe pergunto: “Qual o seu propósito?” Se você passou direto pela pergunta sem responde-la, ou ainda está há muito tempo pensando sobre a resposta, então eu obtive o mesmo resultado do dia da reunião com a minha equipe na Inovit, pois praticamente todos ficaram sem resposta, em um momento de reflexão.

Em seguida apresentei este video.

Após a apresentação do vídeo percebia-se no semblante de muitos o impacto que ele havia causado, e espero que isso também tenha acontecido com você, pois este era o meu propósito com a escolha do tema naquele dia, assim como é hoje, com este texto.

O propósito para a maioria das pessoas é algo esquecido, ou pior, nunca entendido ou lembrado. E esse pode ser o motivo que nos leva a perder a qualidade de vida ou a produtividade no trabalho; ou até mesmo a estar no desempenho de uma função que não nos satisfaz. É importante lembrar, se possível diariamente, dos nossos objetivos e metas, para facilitar o direcionamento de nossas escolhas e ações, e consequentemente chegarmos às conquistas/ realizações, tendo uma vida bem mais leve.

Os alicerces do seu propósito de vida são as diretrizes mais importantes que você precisa ter em mente, pois é o que norteia as suas escolhas e te dá forças para desenvolver, no âmbito do trabalho por exemplo, uma boa produtividade e se manter saudável dentro do ambiente de trabalho.

Uma dica que deu certo! Sugeri que eles anotassem, numa folha de papel, suas metas e objetivos, e colocassem num local em que eles passassem todos os dias (na porta do quarto, no banheiro, no carro, na mesa do escritório …).

Resultados reais! Como consequência da reunião, tive uma surpresa, ao receber de um colaborador, no dia seguinte à reunião, uma mensagem no WhatsApp pedindo que lhe enviasse o vídeo apresentado. Ele estava trabalhando sem alma, desmotivado, nunca tinha parado para refletir sobre o seu propósito… Teve sua autoestima melhorada, e a melhora de seu desempenho, na empresa, foi notado por todos.

Renato Carneiro Junior

Empresário do ramo de TI, um entusiasta, pai de uma linda princesa chamada Nicole e torcedor do Esporte Clube Vitoria.

Deixe um comentário