JOINOVA 2014: evento de gestão da inovação trouxe casos de sucesso para o mercado baiano.

Escrito por Roney Santos em 12/12/2014. Postado em Notícias do JOIN.

O Auditório da FIEB foi palco do maior evento baiano de Gestão da Inovação nesta quinta-feira 11 de dezembro. O JOINOVA 2014 reuniu cases de empresas brasileiras que investem na inovação como instrumento de geração de valor para produtos e serviços oferecidos no mercado. A realização é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi – IEL Bahia.

O JOINOVA chegou à segunda edição com a proposta de debater e Gestão da Inovação com empresas baianas a partir de casos de empreendimentos que aderiram à Tecnologia JOIN – Jogo da Inovação e de empresas reconhecidamente inovadoras no Brasil, como a Braskem, a Brasilata e a Ericsson Inovação. Após a abertura institucional realizada pela Gerente de Projetos Especiais e Inovação, Fabiana Carvalho, e pelo Superintende do IEL Bahia, Evandro Mazo, o público abriu as cortinas do JOINOVA 2014 com criatividade em uma performance lúdica e interativa protagonizada por uma dupla de palhaços do Grupo Inovatio.

O evento também fez uma homenagem à empresa Engpiso, cliente JOIN e Empresa Destaque em Inovação na etapa estadual do MPE Brasil 2014 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, bem como apresentou ao público os resultados da Tecnologia JOIN – Jogo da Inovação, com uma Linha do Tempo do Projeto. O JOIN integra esforços de atendimento empresarial dos Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) nos estados, e atendeu mais de 40 empresas baianas além de iniciar sua expansão para outras unidades do IEL, iniciando em Pernambuco. O JOIN é apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

A Gestão da Inovação em Debate

Dois painéis foram destaque do JOINOVA 2014: inicialmente, casos de empresas clientes do JOIN, e em seguida as empresas convidadas. O primeiro painel contou com as empresas que são clientes da Tecnologia JOIN, cuja seleção se deu por uma comissão técnica que avaliou resultados e boas-práticas em inovação enviadas pelas empresas clientes interessadas. A Qualidados, representada pela sócia-diretora Jane Carvalho, iniciou as apresentações, e depois foram expostos os casos da BMD Têxteis, com o Diretor de Negócios João Paulo Cardoso, da INOVIT, com o CEO Renato Carneiro, e da Futura Arquitetos, com o Diretor Ricardo Marinho. As empresas compartilharam experiências da capacitação em gestão da inovação e das assessorias realizadas pelo JOIN, e que têm trazido ganhos significativos em seus processos produtivos. A moderação do painel foi conduzida pela Coordenadora de Conteúdo JOIN, Ana Pires.

O segundo painel foi conduzido pelo Superintendente do IEL Bahia, Evandro, e apresentou ao público a experiência da Braskem, representada pela sua Coordenadora de Gestão de Desempenho da Inovação, Luciane Sereda, da Brasilata, representada pelo CEO e Professor Dr. Antonio Carlos Teixeira Álvares, e da Ericsson Inovação, representada pelo Gerente de Telecom Flávio Luis Silva. Estas empresas investem em inovação há um bom tempo, e trouxeram exemplos de como práticas e ferramentas simples podem transformar a realidade dos negócios. Apesar de serem empreendimentos de maior porte e abrangência no mercado, inclusive em âmbito internacional, a Braskem, a Brasilata e a Ericsson Inovação puderam interagir com os participantes de forma muito próxima, por meio de situações do cotidiano das empresas e de exemplos práticos de inovação no mundo dos negócios. Além de empresários, o JOINOVA 2014 contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e jovens empreendedores.

Pitch de Ideias e Partida JOIN

Durante um coffee break, os participantes colocaram suas ideias em prática durante o “Pitch de Ideias”, em que todos puderam selecionar, entre novos possíveis produtos e processos apresentados para uma validação, quais aqueles deveriam ser experimentados durante um Jogo Empresarial, a Partida JOIN. A ferramenta compõe, além de capacitação e assessoria, um conjunto de itens oferecidos pela Tecnologia JOIN.

O Diretor da MAQHIN Soluções Tecnológicas, Patric Piton, convidado para conduzir o Pitch, também apresentou a empresa e os impactos da Tecnologia JOIN em seus processos. Após votação, 8 ideias foram discutidas por diferentes grupos de participantes, e todos puderam pautar qualidades, riscos e outros aspectos que cada ideia representava, exercendo a criatividade, o senso crítico e a imaginação durante a Partida JOIN. No encerramento do JOINOVA 2014, foi servido um coquetel de integração, que aproximou ainda mais o público, clientes JOIN e convidados.

Para ver as imagens do JOINOVA 2014, visite o facebook da INOVIT.

Deixe um comentário